Modelo de Ação Direta de Inconstitucionalidade com Pedido de Medida Cautelar para Suspensão de Norma por Violação à Constituição Federal
Publicado em: 30/06/2023 ConstitucionalAÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal,
Requerente: [Nome da entidade ou legitimado ativo, qualificação completa, endereço eletrônico e demais informações necessárias].
Requerido: [Entidade responsável pela norma impugnada, qualificação completa, endereço eletrônico e demais informações necessárias].
Com base no art. 102, I, "a", da Constituição Federal de 1988 (CF/88), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, com pedido de medida cautelar, em face da [indicar norma ou ato normativo impugnado], pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
A presente ação tem por objetivo a declaração de inconstitucionalidade da [indicar a norma ou ato normativo], que dispõe sobre [descrever brevemente o conteúdo da norma ou ato normativo impugnado].
Tal norma, ao ser editada, violou preceitos fundamentais da Constituição Federal, notadamente os princípios da [indicar os princípios constitucionais violados, como igualdade, dignidade da pessoa humana, acesso à justiça, etc.], causando prejuízo direto e imediato à ordem constitucional vigente.
O ato normativo em questão [descrever os efeitos concretos da norma ou ato normativo, indicando os prejuízos causados]. Assim, a presente ação busca a tutela jurisdicional para sanar a incompatibilidade da norma com a Constituição Federal.
DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, caput, assegura a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Além disso, o art. 5º, XXXV, garante o direito de acesso à justiça, enquanto o art. 5º, LXXVIII, assegura a razoável duração do processo.
O ato normativo impugnado viola diretamente esses dispositivos constitucionais, ao [descrever a incompatibilidade entre a norma e os dispositivos constitucionais mencionados].
Ademais, o art. 102, I, "a", da CF/88, confere ao Supremo Tribunal Federal a competência para processar e julgar, originariamente, as ações diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.
Doutrinariamente, entende-se que a Ação Direta de Inconstitucionalidade é o instrumento adequado para a proteção da ordem constitucional contra normas que a contrariem. Segundo [citar doutrinador relevante], "a ADI visa a preservar a supremacia da Constituição, garantindo que todos os atos normativos estejam em conformidade com seus preceitos fundamentais".
...