Modelo de Petição Solicitando Reconhecimento de Revelia com Base no CPC/2015, Art. 344
Publicado em: 10/03/2025 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/UF]
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
[NOME COMPLETO DO AUTOR], brasileiro(a), estado civil [INSERIR], profissão [INSERIR], portador(a) do CPF nº [INSERIR], residente e domiciliado(a) em [ENDEREÇO COMPLETO], endereço eletrônico [E-MAIL], por meio de seu advogado(a) que esta subscreve, com escritório profissional localizado em [ENDEREÇO COMPLETO], endereço eletrônico [E-MAIL DO ADVOGADO], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 344, requerer:
PETIÇÃO SOLICITANDO REVELIA
PREÂMBULO
O presente pedido fundamenta-se na ausência de apresentação de contestação pela parte ré no prazo legal, conforme disposto no CPC/2015, art. 344. A audiência de mediação realizada no dia 04/11/2024 foi infrutífera, e, desde então, a parte ré não apresentou qualquer manifestação nos autos, configurando-se a revelia.
DOS FATOS
1. A presente demanda foi regularmente distribuída e a parte ré, [NOME COMPLETO DO RÉU], foi devidamente citada por oficial de justiça em [DATA DA CITAÇÃO], conforme consta nos autos.
2. Após a citação, foi designada audiência de mediação para o dia 04/11/2024, a qual restou infrutífera, conforme ata juntada aos autos.
3. Desde então, transcorreram-se os prazos legais para apresentação de contestação, sem que a parte ré tenha se manifestado nos autos, configurando-se, assim, a revelia, nos termos do CPC/2015, art. 344.
DO DIREITO
4. O CPC/2015, art. 344, dispõe que, se o réu não contestar a ação, será considerado revel, presumindo-se verdadeiros os fatos narrados pelo autor, salvo se o contrário resultar da convicção do juiz, conforme o CPC/2015, art. 345.
5. No presente caso, a parte ré foi devidamente citada e intimada, mas não apresentou contestação no prazo legal. Assim, deve ser reconhecida a revelia, com a consequente presunção de veracidade dos fatos alegados na petição inicial.
6. Ressalta-se que a revelia não implica automaticamente na procedência do pedido, mas sim na presunção relativa de veracidade dos fatos narrados pelo autor, conforme entendimento consolidado na jurisprudência.