Modelo de Manifestação para Requerer Aplicação da Revelia em Ação de Obrigação de Fazer com Base no CPC/2015

Publicado em: 31/03/2025 CivelProcesso Civil
Petição apresentada pela parte requerente em Ação de Obrigação de Fazer, solicitando à 54ª Vara Cível da Comarca de Riacho Doce o reconhecimento da revelia da parte ré, fundamentada na ausência de contestação no prazo legal, conforme previsto no CPC/2015, art. 344. O documento detalha os fatos, os fundamentos jurídicos, jurisprudências aplicáveis e os pedidos, incluindo o julgamento antecipado da lide e a condenação da parte ré ao pagamento de custas e honorários.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 54ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RIACHO DOCE

Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]

Requerente: M. I. S.

Requerida: E.

M. I. S., já devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, que tramita perante este respeitável Juízo, na AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento no Código de Processo Civil, apresentar a presente:

MANIFESTAÇÃO PARA REQUERER A APLICAÇÃO DA REVELIA

em face de E., pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

1. DOS FATOS

Conforme consta nos autos, foi regularmente designada audiência de conciliação, a qual ocorreu em [INSERIR DATA]. Na ocasião, não houve acordo entre as partes, e foi concedido à parte ré o prazo legal de 15 (quinze) dias, nos termos do CPC/2015, art. 335, I, para apresentação de contestação.

Ocorre que, mesmo devidamente intimada e ciente do prazo, a parte ré não apresentou contestação no prazo legal. Tal conduta caracteriza o descumprimento de obrigação processual essencial, ensejando a aplicação do instituto da revelia, conforme será demonstrado a seguir.

2. DO DIREITO

Nos termos do CPC/2015, art. 344, "se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor". Assim, a ausência de contestação no prazo legal implica na presunção de veracidade dos fatos narrados na petição inicial.

Além disso, o CPC/2015, art. 335, estabelece que o prazo para apresentação de contestação é de 15 (quinze) dias, contados da audiência de conciliação ou mediação, quando esta restar frustrada. No caso em tela, a parte ré, mesmo ciente do prazo, permaneceu inerte, configurando a revelia.

Importante destacar que a revelia não é apenas uma sanção processual, mas também um mecanismo que visa garantir a celeridade e a eficiência do processo, em conformidade com os princípios da economia processual e da duração razoável do processo, previstos na CF/88, art. 5º, LXXVIII.

3. JURISPRUDÊNCIAS

O entendimento jurisprudencial reforça a aplicação da revelia em casos de ausência de contestação no prazo legal, conforme demonstram os precedentes abaixo:

1. AGRAVO DE INSTRUMENTO"'>...


Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Processo nº [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]

Requerente: M. I. S.

Requerida: E.

Voto do Magistrado

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito, a presente manifestação trata da análise hermenêutica dos fatos apresentados e da aplicação do direito, com fundamento na CF/88 e no CPC/2015.

1. Breve Resumo dos Fatos

Nos autos, verifica-se que a parte ré foi devidamente intimada para audiência de conciliação, que ocorreu em [INSERIR DATA]. Não havendo acordo entre as partes, foi concedido o prazo de 15 (quinze) dias para apresentação de contestação, nos termos do CPC/2015, art. 335, I.

Entretanto, a parte ré manteve-se inerte, não apresentando contestação no prazo legal, configurando a revelia, conforme previsto no CPC/2015, art. 344.

2. Fundamentação Jurídica

O instituto da revelia, previsto no CPC/2015, art. 344, estabelece que a ausência de contestação por parte do réu acarreta a presunção de veracidade dos fatos narrados pela parte autora.

Ademais, a CF/88, art. 5º, LXXVIII, garante a todos o direito à razoável duração do processo e à celeridade na tramitação, princípios que sustentam a aplicação do instituto da revelia como medida para assegurar a eficiência processual.

Com base no CPC/2015, art. 355, I, é possível o julgamento antecipado da lide quando as provas constantes nos autos forem suficientes para a formação do convencimento do julgador.

3. Análise Jurisprudencial

Destaco precedentes jurisprudenciais que reforçam a aplicação da revelia em casos similares ao ora analisado:

  • Agravo de Instrumento Acórdão/TJRJ (TJRJ - Sétima Câmara de Direito Privado): Decisão que reconhece a revelia da parte ré por ausência de contestação no prazo legal.
  • Agravo de Instrumento Acórdão/TJRJ (TJRJ - Décima Quinta Câmara de Direito Privado): Decisão que mantém a revelia da parte ré por inércia e ausência de manifestação processual.
  • Agravo de Instrumento Acórdão/TJRJ (TJRJ - Décima Terceira Câmara de Direito Privado): Decisão que discute os efeitos da revelia e a necessidade de poderes específicos para advogados.

4. Decisão

Com base nos fatos apresentados, no ordenamento jurídico vigente e nas provas constantes nos autos, voto no sentido de:

  • Reconhecer a revelia da parte ré, nos termos do CPC/2015, art. 344, presumindo-se verdadeiros os fatos narrados pela parte autora;
  • Determinar o prosseguimento do feito, com o julgamento antecipado da lide, considerando a suficiência das provas constantes nos autos, de acordo com o CPC/2015, art. 355, I;
  • Condenar a parte ré ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, conforme o CPC/2015, art. 85.

5. Conclusão

Diante de todo o exposto, voto pela procedência do pedido inicial, reconhecendo a revelia da parte ré e determinando o prosseguimento do processo na forma da lei.

É como voto.

Termos Finais

Riacho Doce, [DATA].

Juiz de Direito: [NOME DO MAGISTRADO]


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Pedido de expedição de certidão de objeto e pé das ações sobre expurgos inflacionários do Plano Collor, envolvendo A. T. A. como herdeira e Banco Bradesco S.A., com base na CF/88 e CPC/2015

Modelo de Pedido de expedição de certidão de objeto e pé das ações sobre expurgos inflacionários do Plano Collor, envolvendo A. T. A. como herdeira e Banco Bradesco S.A., com base na CF/88 e CPC/2015

Publicado em: 27/04/2025 CivelProcesso Civil

Petição dirigida ao Colégio Recursal dos Juizados Especiais de Marília/SP, requerendo a expedição de certidão de objeto e pé das ações judiciais relativas aos expurgos inflacionários do Plano Collor, em que A. T. A. figura como parte interessada e herdeira de M. I. da S. T., contra o Banco Bradesco S.A. A peça fundamenta-se no direito constitucional de acesso à informação (CF/88, art. 5º, XXXIV, “b”) e nos dispositivos do CPC/2015 que asseguram a publicidade dos atos processuais e o direito à obtenção de certidões, visando garantir a efetividade da tutela jurisdicional, acompanhamento recursal e instrução de procedimentos judiciais e administrativos. Inclui pedido de prioridade, juntada de documentos e eventual intimação do requerido, além de citar jurisprudência relevante sobre exibição documental e requisitos para o pedido.

Acessar

Modelo de Ação de Exibição de Documentos para Acesso a Prontuário Médico em Processo Ético-Disciplinar Contra Enfermeiro Perante o Conselho Regional de Enfermagem

Modelo de Ação de Exibição de Documentos para Acesso a Prontuário Médico em Processo Ético-Disciplinar Contra Enfermeiro Perante o Conselho Regional de Enfermagem

Publicado em: 16/04/2025 CivelProcesso Civil

Modelo de petição inicial de Ação de Exibição de Documentos ajuizada por enfermeiro perante a Vara Cível, visando obter ordem judicial que obrigue o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) a exibir o prontuário médico de paciente relacionado a processo ético-disciplinar instaurado contra o autor. O documento detalha a resistência administrativa do COREN em fornecer o prontuário sem ordem judicial, argumenta a imprescindibilidade do documento para o exercício do contraditório e da ampla defesa, fundamentando-se no CPC/2015, art. 396, CPC/2015, art. 397, CPC/2015, art. 398, CPC/2015, art. 399, CPC/2015, art. 400, CPC/2015, art. 401, CPC/2015, art. 402, CPC/2015, art. 403, CPC/2015, art. 404, CF/88, art. 5º, LV, e dispositivos específicos do Código Civil e legislação da saúde. Inclui jurisprudência, pedidos de tutela de urgência, condenação em custas e honorários, e previsão de produção de provas.

Acessar

Modelo de Nova Emenda à Petição Inicial em Inventário por Arrolamento para Levantamento de Valores de Servidora Pública Falecida perante o RIOPREVIDÊNCIA

Modelo de Nova Emenda à Petição Inicial em Inventário por Arrolamento para Levantamento de Valores de Servidora Pública Falecida perante o RIOPREVIDÊNCIA

Publicado em: 16/04/2025 CivelProcesso Civil

Modelo de petição de nova emenda à inicial em processo de inventário por arrolamento, proposta por herdeiras legítimas, visando a regularização processual para levantamento de valores devidos pelo RIOPREVIDÊNCIA ao espólio de servidora pública falecida. O documento atende exigências do CPC/2015, art. 319, CPC/2015, art. 659, CPC/2015, art. 660, CPC/2015, art. 661, CPC/2015, art. 662, CPC/2015, art. 663, CPC/2015, art. 664, CPC/2015, art. 665, CPC/2015, art. 666, CPC/2015, art. 667, detalha a qualificação das partes, exposição dos fatos, fundamentos jurídicos, referências à legislação e jurisprudência, além de requerer a expedição de alvará judicial para recebimento dos créditos, regular tramitação do inventário, reconhecimento das herdeiras e produção de provas.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.