Modelo de Manifestação para Requerer Aplicação da Revelia em Ação de Obrigação de Fazer com Base no CPC/2015
Publicado em: 31/03/2025 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 54ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE RIACHO DOCE
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
Requerente: M. I. S.
Requerida: E.
M. I. S., já devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, que tramita perante este respeitável Juízo, na AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento no Código de Processo Civil, apresentar a presente:
MANIFESTAÇÃO PARA REQUERER A APLICAÇÃO DA REVELIA
em face de E., pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
1. DOS FATOS
Conforme consta nos autos, foi regularmente designada audiência de conciliação, a qual ocorreu em [INSERIR DATA]. Na ocasião, não houve acordo entre as partes, e foi concedido à parte ré o prazo legal de 15 (quinze) dias, nos termos do CPC/2015, art. 335, I, para apresentação de contestação.
Ocorre que, mesmo devidamente intimada e ciente do prazo, a parte ré não apresentou contestação no prazo legal. Tal conduta caracteriza o descumprimento de obrigação processual essencial, ensejando a aplicação do instituto da revelia, conforme será demonstrado a seguir.
2. DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 344, "se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor". Assim, a ausência de contestação no prazo legal implica na presunção de veracidade dos fatos narrados na petição inicial.
Além disso, o CPC/2015, art. 335, estabelece que o prazo para apresentação de contestação é de 15 (quinze) dias, contados da audiência de conciliação ou mediação, quando esta restar frustrada. No caso em tela, a parte ré, mesmo ciente do prazo, permaneceu inerte, configurando a revelia.
Importante destacar que a revelia não é apenas uma sanção processual, mas também um mecanismo que visa garantir a celeridade e a eficiência do processo, em conformidade com os princípios da economia processual e da duração razoável do processo, previstos na CF/88, art. 5º, LXXVIII.
3. JURISPRUDÊNCIAS
O entendimento jurisprudencial reforça a aplicação da revelia em casos de ausência de contestação no prazo legal, conforme demonstram os precedentes abaixo: