Modelo de Propositura de Ação Monitória com Base em Nota Promissória Prescrita e Fundamentos no CPC/2015 e CCB/2002
Publicado em: 25/11/2024 CivelProcesso CivilAÇÃO MONITÓRIA
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________.
A. J. dos S., brasileiro, solteiro, comerciante, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ____, Bairro ________, Cidade ________, Estado ________, CEP ________, endereço eletrônico __________, por seu advogado que esta subscreve, com escritório profissional situado na Rua __________, nº ____, Bairro ________, Cidade ________, Estado ________, CEP ________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no CPC/2015, art. 700, propor a presente
AÇÃO MONITÓRIA
em face de M. F. de S. L., brasileira, casada, empresária, portadora do CPF nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ____, Bairro ________, Cidade ________, Estado ________, CEP ________, endereço eletrônico __________, pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor.
DOS FATOS
No dia __/__/____, o Requerente emitiu uma nota promissória no valor de R$ ________, com vencimento em __/__/____, em favor do Requerido, como garantia de um contrato de mútuo firmado entre as partes. Contudo, o título não foi pago na data de vencimento.
O prazo para cobrança da nota promissória por meio de ação cambial prescreveu, conforme o CCB/2002, art. 206, § 5º, I, que estabelece o prazo quinquenal para a cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento particular. No entanto, o crédito permanece exigível, sendo cabível a presente ação monitória, nos termos do CPC/2015, art. 700.
O Requerente, portanto, busca a tutela jurisdicional para a satisfação de seu crédito, apresentando como prova escrita a nota promissória emitida pelo Requerido.
DO DIREITO
A ação monitória é cabível para a cobrança de dívida líquida, certa e exigível, baseada em prova escrita, ainda que o título não tenha eficácia de título executivo, conforme dispõe o CPC/2015, art. 700. No presente caso, a nota promissória emitida pelo Requerido constitui prova escrita suficiente para embasar a presente demanda.
Embora a nota promissória tenha prescrito como título executivo, o direito material do Requerente permanece íntegro, conforme entendimento consolidado na jurisprudência e doutrina. A prescrição da ação cambial não extingue a obrigação subjacente, permitindo sua cobrança por meio de ação monitória.
Ademais, o prazo prescricional para a propositura da ação "'>...