Modelo de Recurso de Apelação Contra Sentença Condenatória com Fundamentação em Nulidades Processuais, Insuficiência de Provas e Erro na Dosimetria da Pena
Publicado em: 30/05/2023 Direito PenalRECURSO DE APELAÇÃO CONTRA SENTENÇA CONDENATÓRIA
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Criminal da Comarca de __________.
Processo nº: __________
Apelante: __________ (nome completo, estado civil, profissão, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência).
Apelado: Ministério Público.
Valor da causa: __________
__________ (nome do apelante), já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado regularmente constituído, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPP, art. 593, I, interpor o presente RECURSO DE APELAÇÃO contra a sentença condenatória proferida nos autos, requerendo a remessa dos autos ao Egrégio Tribunal de Justiça para o devido processamento e julgamento.
DOS FATOS
O apelante foi condenado pela prática do crime de __________, conforme sentença proferida por este juízo. A decisão baseou-se em __________ (descrever os fundamentos da condenação). Contudo, a sentença merece reforma, pois __________ (apontar os erros ou injustiças da decisão).
Em síntese, a decisão condenatória não observou __________ (detalhar os pontos específicos que serão abordados no recurso, como ausência de provas suficientes, erro na dosimetria da pena, nulidades processuais, etc.).
DO DIREITO
A sentença condenatória deve ser reformada pelos seguintes fundamentos:
1. NULIDADES PROCESSUAIS
Nos termos do CPP, art. 564, as nulidades processuais devem ser reconhecidas sempre que houver prejuízo à parte. No presente caso, __________ (descrever a nulidade identificada e o prejuízo causado).
O princípio do pas de nullité sans grief exige a demonstração do prejuízo, o que está claramente evidenciado, pois __________ (detalhar o prejuízo sofrido pelo apelante).
2. INSUFICIÊNCIA DE PROVAS
A condenação do apelante violou o princípio da presunção de inocência, previsto no CF/88, art. 5º, LVII, uma vez que não há provas suficientes para sustentar a condenação. O conjunto probatório é frágil e baseado em __________ (detalhar as inconsistências das provas).
A doutrina é clara ao afirmar que, em caso de dúvida, deve prevalecer o princípio in dubio pro reo. Segundo __________ (citar doutrinador), "__________" (citar trecho relevante da doutrina).
3. ERRO NA DOSIMETRIA DA PENA
A pena foi fixada de forma inadequada, desrespeitando os critérios estabelecidos no CP, art. 59. O magistrado de primeiro grau não considerou adequadamente _____"'>...