Modelo de Recurso de Apelação Criminal contra Sentença Condenatória por Lesão Corporal em Violência Doméstica
Publicado em: 03/04/2025 Direito Penal Processo PenalRECURSO DE APELAÇÃO CRIMINAL
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE GOIÂNIA – ESTADO DE GOIÁS
PROCESSO Nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
RECORRENTE: D. S. G. S.
RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS
ADVOGADO: [NOME COMPLETO DO ADVOGADO], inscrito na OAB/GO sob o nº [NÚMERO], com escritório profissional localizado na [ENDEREÇO COMPLETO], endereço eletrônico [E-MAIL].
Por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPP, art. 593, I, interpor o presente:
RECURSO DE APELAÇÃO CRIMINAL
Em face da sentença condenatória proferida nos autos do processo em epígrafe, requerendo que, após cumpridas as formalidades legais, sejam os autos remetidos ao Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para apreciação e julgamento do presente recurso.
Segue, em anexo, as razões recursais.
Termos em que,
Pede deferimento.
Goiânia, [DATA].
[NOME DO ADVOGADO]
OAB/GO Nº [NÚMERO]
RAZÕES DE APELAÇÃO
RECORRENTE: D. S. G. S.
RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS
PROCESSO Nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
COLENDA CÂMARA CRIMINAL,
PREÂMBULO
Trata-se de recurso de apelação interposto contra a sentença proferida pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Goiânia/GO, que condenou o recorrente, D. S. G. S., pela prática do crime de lesão corporal no âmbito da violência doméstica, tipificado no CP, art. 129, § 13, em consonância com a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
Com o devido respeito, a sentença merece reforma, conforme se demonstrará a seguir.
DOS FATOS
O recorrente manteve união estável com a vítima, S. A. de J., por 15 anos. Em 03 de abril de 2024, após uma discussão, o recorrente teria ofendido verbalmente a vítima, segurado-a pelo braço, causando lesões corporais, conforme laudo pericial, e a perseguido de motocicleta até a casa de sua mãe. Na residência, o recorrente teria continuado com ofensas e ordenado que a vítima retirasse seus pertences da casa do casal.
O recorrente foi denunciado e condenado pela prática de lesão corporal no âmbito da violência doméstica, com base no CP, art. 129, § 13, e na Lei Ma"'>...