Modelo de Recurso Ordinário com Pedido de Nulidade de Audiência e Gratuidade de Justiça no Âmbito Trabalhista
Publicado em: 05/03/2025 Trabalhista Processo do TrabalhoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ___ VARA DO TRABALHO DE ___
Processo nº 0100364-47.2024.5.01.0531
Reclamado: M. C. D.
Reclamante: E. da S.
RECURSO ORDINÁRIO
O Reclamado, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 895, inciso I, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), interpor o presente RECURSO ORDINÁRIO contra a r. sentença proferida nos autos, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
PRELIMINARMENTE
1. NULIDADE DA AUDIÊNCIA PRESENCIAL
Inicialmente, requer-se a nulidade da audiência de instrução realizada em 30/01/2025, tendo em vista que a mesma foi designada como presencial sem a devida comunicação clara e inequívoca ao Reclamado. Conforme relatado, a audiência de conciliação foi realizada por videoconferência, e, ao final, não foi informado que a audiência de instrução seria presencial. A ata da audiência de conciliação, que mencionava tal informação, foi juntada aos autos apenas no final do dia, impossibilitando o advogado do Reclamado de tomar ciência em tempo hábil.
Tal situação configura cerceamento de defesa, violando os princípios do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal. Assim, requer-se a anulação da audiência de instrução e a designação de nova data para sua realização, com a devida comunicação às partes.
DO MÉRITO
2. DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
O Reclamado pleiteia o benefício da gratuidade de justiça, nos termos do artigo 790, § 3º, da CLT, combinado com o artigo 99, § 3º, do CPC, uma vez que percebe apenas um salário mínimo mensal, conforme comprovado por sua declaração de hipossufici"'>...