Modelo de Recurso Ordinário Trabalhista: Pedido de Reforma de Sentença para Garantia de Direitos Trabalhistas e Gratuidade de Justiça
Publicado em: 13/05/2024 TrabalhistaRECURSO ORDINÁRIO TRABALHISTA
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ___ VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO – RJ
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
Recorrente: [NOME COMPLETO DO RECLAMANTE]
Recorrido: COMPANHIA MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA – COMLURB
O Reclamante, [NOME COMPLETO DO RECLAMANTE], já devidamente qualificado nos autos da Reclamação Trabalhista em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor o presente RECURSO ORDINÁRIO, com fundamento nos artigos 895, I, da CLT e 1010 do CPC/2015, contra a r. sentença proferida, requerendo o seu regular processamento e posterior remessa ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da ___ Região.
Segue, em anexo, as razões do presente recurso.
Termos em que,
Pede deferimento.
[LOCAL], [DATA]
Advogado: [NOME COMPLETO DO ADVOGADO]
OAB: [NÚMERO DA OAB]
RAZÕES DO RECURSO ORDINÁRIO
RECORRENTE: [NOME COMPLETO DO RECLAMANTE]
RECORRIDO: COMPANHIA MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA – COMLURB
PROCESSO Nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
COLENDA TURMA
PREÂMBULO
O presente recurso tem por objetivo reformar a r. sentença proferida pelo Juízo de primeiro grau, que julgou improcedentes os pedidos formulados pelo Reclamante, ora Recorrente, em sua Reclamação Trabalhista. A decisão merece reforma, conforme se demonstrará a seguir, em razão de violação aos dispositivos legais e constitucionais aplicáveis, bem como à jurisprudência consolidada.
DOS FATOS
O Recorrente ajuizou a presente Reclamação Trabalhista em face da Recorrida, postulando, dentre outros pedidos, o reenquadramento na referência salarial nº 82, diferenças salariais retroativas a outubro de 2018 e reflexos, em razão do descumprimento do Plano de Cargos e Salários (PCCS) pactuado em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
O Juízo de primeiro grau, entretanto, julgou improcedentes os pedidos sob o fundamento de que as normas coletivas de 2022/2023 substituíram as obrigações previstas nos ACTs anteriores, considerando que o pagamento retroativo a janeiro de 2022 já foi realizado pela Recorrida.
Além disso, o Juízo indeferiu o pedido de gratuidade de justiça e condenou o Recorrente ao pagamento de honorários advocatícios sucumbenciais, mesmo diante de sua condição de hipossuficiência econômica.
DO DIREITO
1. DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
O Recorrente demonstrou sua condição de hipossuficiência econômica, conforme declaração apresentada nos autos. O art. 99, §3º, do "'>...