Modelo de Réplica à Contestação com Pedido de Declaração de Inexistência de Débito e Indenização por Danos Morais em Relação de Consumo

Publicado em: 23/01/2025 CivelProcesso CivilConsumidor
Apresentação de réplica à contestação em ação cível envolvendo relação de consumo, na qual a autora refuta a existência de contrato com a ré, solicita a declaração de inexistência de débito, a devolução em dobro de valores cobrados indevidamente e indenização por danos morais. O documento aborda a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), os princípios da boa-fé, a inversão do ônus da prova e práticas abusivas, com base em fatos, fundamentos jurídicos e jurisprudências pertinentes.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________

Processo nº: __________

RÉPLICA

Nome da autora: P. S. da S.

Nome da ré: UNQ

PREÂMBULO

P. S. da S., já qualificada nos autos, por meio de seu advogado, vem à presença de Vossa Excelência, nos termos do CPC/2015, art. 350, apresentar RÉPLICA à contestação apresentada pela ré, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

DOS FATOS

A autora reiteradamente afirma que jamais celebrou qualquer contrato com a ré UNQ. Após a interrupção das atividades da Universidade UP no Brasil, foi informada sobre a transferência de alunos para a ré UNQ. Contudo, a autora recusou expressamente essa transferência e não assinou qualquer termo ou contrato com a ré.

A autora foi surpreendida com cobranças indevidas, mesmo após ter sido informada por funcionário da ré, via WhatsApp, que sua matrícula estava cancelada e que não seriam emitidos boletos de cobrança. Tal informação foi confirmada pela seguinte mensagem: "Conforme conversamos, a aluna Patricia encontra-se cancelada pela Universidade UNQ. Dessa forma, também não estamos mais emitindo boletos de cobranças."

A ré, em sua contestação, alega que a autora teria firmado contrato de prestação de serviços educacionais, acessado o sistema da instituição e realizado o pagamento da primeira mensalidade. Contudo, tais alegações não condizem com a realidade, sendo necessário refutá-las com base nos fatos e no direito aplicável.

DO DIREITO

A relação entre as partes é regida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece a proteção do consumidor como parte vulnerável na relação de consumo (CF/88, art. 5º, XXXII; CDC, art. 4º, I). Nesse sentido, a inversão do ônus da prova, prevista no CDC, art. 6º, VIII, é aplicável, considerando a hipossuficiência da autora e a verossimilhança de suas alegações.

A autora jamais firmou contrato com a ré, conforme alegado. O ônus de comprovar a existência de relação jurídica válida e regular recai sobre a ré, nos termos do CPC/2015, art. 373, II. A ausência de assinatura válida em contrato ou termo de adesão torna inexigíveis as cobranças realizadas pela ré.

Ademais, a conduta da ré ao realizar cobranças indevidas configura prática abusiva, vedada pelo CDC, art. 42. A autora, além de não ter celebrado contrato, foi informada pela própria ré sob"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Processo Nº __________

1. Relatório

Trata-se de ação proposta pela autora P. S. da S. contra a ré UNQ, na qual alega a inexistência de relação contratual entre as partes e a cobrança indevida de valores. Sustenta que jamais celebrou contrato com a ré e que, inclusive, foi informada sobre o cancelamento de sua matrícula e a inexistência de débitos pendentes. A ré, por sua vez, alega a celebração de contrato de prestação de serviços educacionais e a regularidade das cobranças realizadas.

2. Fundamentação

2.1 Dos Fatos

A autora afirma que não firmou contrato com a ré, conforme alegado na contestação. A documentação acostada aos autos pela ré não comprova a existência de relação jurídica válida. Ademais, a ré confirmou por meio de mensagem enviada à autora que sua matrícula estava cancelada e que não haveria novas cobranças.

2.2 Do Direito

A análise jurídica do caso deve ser realizada à luz do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Constituição Federal de 1988.

O artigo 5º, inciso XXXII, da Constituição Federal, dispõe que o Estado deve promover a defesa do consumidor, reconhecendo sua vulnerabilidade nas relações de consumo. No caso em questão, aplica-se a inversão do ônus da prova prevista no artigo 6º, inciso VIII, do CDC, dada a evidente hipossuficiência da autora e a verossimilhança de suas alegações.

O artigo 373, inciso II, do CPC/2015, estabelece que o ônus de comprovar a existência de relação jurídica válida recai sobre a ré. Não havendo prova de contrato válido, as cobranças realizadas configuram prática abusiva, vedada pelo artigo 42 do CDC. Além disso, o parágrafo único do mesmo artigo prevê a devolução em dobro dos valores pagos indevidamente.

Quanto aos danos morais, a conduta da ré, ao realizar cobranças indevidas mesmo após o cancelamento da matrícula, causa transtornos e abalos emocionais à autora, violando sua dignidade. A jurisprudência é uníssona no sentido de que tais situações configuram dano moral passível de reparação.

2.3 Jurisprudência

\"Versando a ação sobre consumo e sendo a autora hipossuficiente, cabia à ré comprovar que ela firmou o contrato que deu ensejo ao débito cobrado em seu nome - Ônus probatório do qual a ré não se desincumbiu.\" (TJSP, Apelação Cível Acórdão/TJSP, Rel. Des. José Marcos Marrone, J. em 25/10/2024)
\"A cobrança indevida, sem comprovação de relação jurídica, não pode ser imputada ao consumidor.\" (TJSP, Apelação Cível Acórdão/TJSP, Rel. Des. João Baptista Galhardo Júnior, J. em 10/12/2024)

3. Dispositivo

Ante o exposto, julgo procedente o pedido formulado pela autora P. S. da S. para:

  • Declarar a inexistência de débito em nome da autora;
  • Condenar a ré UNQ à devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente, nos termos do artigo 42, parágrafo único, do CDC;
  • Condenar a ré ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), corrigidos monetariamente desde a data da sentença;
  • Condenar a ré ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, fixados em 15% sobre o valor da condenação, nos termos do artigo 85, §2º, do CPC/2015.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Local e data

Assinatura do Magistrado


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Réplica à Contestação em Ação Declaratória de Inexistência de Débito com Pedido de Indenização por Danos Morais e Obrigação de Fazer contra Banco por Negativação Indevida Após Quitação

Modelo de Réplica à Contestação em Ação Declaratória de Inexistência de Débito com Pedido de Indenização por Danos Morais e Obrigação de Fazer contra Banco por Negativação Indevida Após Quitação

Publicado em: 29/10/2024 CivelProcesso CivilConsumidor

Modelo de réplica à contestação apresentada em ação declaratória de inexistência de débito, cumulada com pedido de indenização por danos morais e obrigação de fornecer termo de quitação, movida por empresa MEI contra instituição bancária (Banco Bradesco S.A.), que manteve cobrança e inscrição indevida nos órgãos de proteção ao crédito mesmo após a quitação do débito. O documento aborda a relação de consumo, responsabilidade objetiva do fornecedor, inversão do ônus da prova, dano moral presumido pela negativação indevida e obrigações do credor, fundamentando-se no Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e jurisprudência atualizada. Inclui pedidos de declaração de inexistência do débito, exclusão de restrição ao crédito, fornecimento de termo de quitação, indenização e custas processuais.

Acessar

Modelo de Réplica à Contestação em Ação Declaratória de Inexistência de Débito com Pedido de Repetição de Indébito e Indenização por Danos Morais

Modelo de Réplica à Contestação em Ação Declaratória de Inexistência de Débito com Pedido de Repetição de Indébito e Indenização por Danos Morais

Publicado em: 29/08/2024 CivelProcesso CivilConsumidor

Apresentação de réplica à contestação em processo cível movido por M. P. de C. contra a União Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - UNABRASIL, buscando a declaração de inexistência de relação jurídica, a devolução em dobro de valores indevidamente descontados de benefício previdenciário, e indenização por danos morais. A argumentação se baseia em fatos, fundamentos jurídicos, jurisprudências, e no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de apontar a ausência de comprovação de regularidade contratual por parte da Ré.

Acessar

Modelo de Réplica à contestação em ação declaratória de inexigibilidade de débito contra CAESB por cobrança indevida de consumo de água e esgoto em imóvel desocupado, com pedido de danos morais e inversão do ônus da p...

Modelo de Réplica à contestação em ação declaratória de inexigibilidade de débito contra CAESB por cobrança indevida de consumo de água e esgoto em imóvel desocupado, com pedido de danos morais e inversão do ônus da p...

Publicado em: 25/04/2025 CivelProcesso CivilConsumidor

Modelo de réplica à contestação em ação declaratória de inexigibilidade de débito ajuizada por consumidora contra a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). A peça impugna a contestação que alega funcionamento regular do hidrômetro, ausência de comunicação formal da desocupação do imóvel e reconhecimento do débito pelo parcelamento. Argumenta-se a inexistência de consumo comprovada por laudo técnico, a aplicação do Código de Defesa do Consumidor para inversão do ônus da prova, a ilegitimidade do protesto e a responsabilidade da concessionária pela cobrança indevida, com pedido de exclusão do nome da autora dos cadastros restritivos, restituição em dobro dos valores pagos e indenização por danos morais. A peça ainda requer a condenação em custas e honorários, produção de provas e designação de audiência de conciliação.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.