Modelo de Réplica à Contestação em Ação de Despejo por Falta de Pagamento com Fundamentação JurÃdica e Jurisprudencial
Publicado em: 05/02/2025 CivelProcesso Civil Direito ImobiliárioRÉPLICA À CONTESTAÇÃO
PREÂMBULO
ExcelentÃssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da ___ Vara CÃvel da Comarca de ____________.
Processo nº: ____________
Nome do Autor: A. J. dos S.
Nome do Réu: M. F. de S. L.
A. J. dos S., já qualificado nos autos da ação de despejo por falta de pagamento em epÃgrafe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, apresentar RÉPLICA À CONTESTAÇÃO, nos termos do CPC/2015, art. 350, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
Trata-se de ação de despejo por falta de pagamento ajuizada pelo Autor em face do Réu, tendo em vista o inadimplemento das obrigações locatÃcias previstas no contrato firmado entre as partes. O Réu, em sua contestação, alegou a inexistência de inadimplemento, bem como apresentou argumentos relacionados à nulidade de cláusulas contratuais e à compensação de valores.
Contudo, as alegações do Réu carecem de fundamento jurÃdico e probatório, sendo necessário refutá-las para que se reconheça a procedência do pedido inicial, com a decretação do despejo e a condenação do Réu ao pagamento dos valores devidos.
DO DIREITO
Inicialmente, cumpre destacar que o contrato de locação firmado entre as partes encontra-se plenamente válido e eficaz, não havendo qualquer nulidade que possa ser arguida pelo Réu. Nos termos do CCB/2002, art. 421, os contratos devem ser interpretados de boa-fé, respeitando-se a autonomia da vontade das partes.
Quanto à alegação de compensação de valores, o CCB/2002, art. 369, dispõe que a compensação somente é possÃvel entre dÃvidas lÃquidas, vencidas e de coisas fungÃveis. No caso em tela, o Réu não demonstrou a existência de qualquer crédito lÃquido e certo que pudesse ser utilizado para compensar os valores devidos ao Autor.
Ademais, o inadimplemento das obrigações locatÃcias pelo Réu configura fato incontroverso, sendo cabÃvel a aplicação do disposto no CCB/2002, art. 475, que autoriza a resolução do contrato em caso de descumprimento de obrigação essencial.
Por fim, destaca-se que a jurisprudência é pacÃfica no sentido de que a ausência de pagamento dos aluguéis enseja a procedência da ação de despejo, conforme será demonstrado na seção "'>...