Modelo de Ação de Despejo por Falta de Pagamento Cumulada com Cobrança: Rescisão Contratual e Cobrança de Alugueres Inadimplidos
Publicado em: 21/03/2025 CivelProcesso Civil Direito ImobiliárioAÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADA COM COBRANÇA
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
Nome do Autor: A. J. dos S., brasileiro, estado civil [informar], profissão [informar], portador do CPF nº [informar], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [informar].
Nome do Réu: B. F. da S., brasileiro, estado civil [informar], profissão [informar], portador do CPF nº [informar], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [informar].
Valor da Causa: R$ [valor total dos alugueres atrasados e encargos].
Opção por audiência de conciliação/mediação: Não há interesse na realização de audiência de conciliação/mediação, conforme CPC/2015, art. 319, VII.
PREÂMBULO
O Autor, na qualidade de locador do imóvel situado na [endereço completo], vem, por meio de seu procurador infra-assinado, com fundamento na Lei 8.245/1991, art. 9º, inciso III, e Lei 8.245/1991, art. 59, §1º, inciso IX, propor a presente:
AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADA COM COBRANÇA
em face de B. F. da S., pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
DOS FATOS
O Autor e o Réu celebraram contrato de locação residencial em [data], com prazo determinado de [prazo do contrato], tendo como objeto o imóvel situado na [endereço completo]. O contrato previa o pagamento mensal de aluguel no valor de R$ [valor do aluguel], além dos encargos locatícios.
O contrato venceu em dezembro de [ano], sem que houvesse renovação formal entre as partes. Contudo, o Réu permaneceu no imóvel, configurando a prorrogação da locação por prazo indeterminado, conforme Lei 8.245/1991, art. 47.
Desde [mês/ano], o Réu deixou de pagar os alugueres, estando atualmente inadimplente pelos meses de [mencionar meses em atraso], totalizando dois meses de atraso. Além disso, o terceiro mês de aluguel está prestes a vencer, agravando ainda mais a situação de inadimplência.
O contrato possui garantia de seguro-fiança, mas, diante da inadimplência reiterada e da ausência de perspectiva de regularização, faz-se necessária a presente ação para rescisão do contrato, despejo do imóvel e cobrança dos valores devidos.
DO DIREITO
A presente ação encontra amparo na Lei 8.245/1991, art. 9º, inciso III, e Lei 8.245/1991, art. 59, §1º, inciso IX, que dispõem sobre a possibilidade de despejo em caso de falta de pagamento dos alugueres e encargos locatícios.
Nos termos da Lei 8.245/1991, art. 9º, inciso III, é motivo para a rescisão do contrato de locação a falta de pagamento do aluguel e demais encargos. Além disso, a Lei 8.245/1991, art. 59, § 1º, inciso IX, autoriza a concessão de medida liminar para desocupação do imóvel, independentemente de audiência de justificação prévia, quando o contrato estiver desprovido de garantia"'>...