Modelo de Réplica à Contestação em Ação de Responsabilidade Civil Objetiva contra Saneloc e Gente Seguradora
Publicado em: 13/02/2025 CivelProcesso CivilConsumidorEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL DA COMARCA DE CAXIAS DO SUL/RS
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
RÉPLICA À CONTESTAÇÃO DA RÉ SANELOC - LOCAÇÕES DE EQUIPAMENTOS EIRELI
PREÂMBULO
A. V. F. DA C., já qualificado nos autos, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, apresentar RÉPLICA À CONTESTAÇÃO apresentada pela RÉ SANELOC - LOCAÇÕES DE EQUIPAMENTOS EIRELI, nos termos do CPC/2015, art. 350, pelos fundamentos fáticos e jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
A contestação apresentada pela Ré SANELOC busca desviar sua responsabilidade, alegando que a inclusão da seguradora GENTE SEGURADORA S/A no polo passivo seria necessária para a resolução da lide. Contudo, tal argumento não afasta a responsabilidade objetiva da Ré, que decorre de sua condição de proprietária do caminhão envolvido no acidente, conforme o CCB/2002, art. 932, III.
DO DIREITO
A responsabilidade civil da Ré SANELOC é objetiva, nos termos do CCB/2002, art. 927, combinado com o art. 932, III, que prevê a obrigação do empregador ou comitente de reparar os danos causados por seus empregados ou prepostos no exercício do trabalho que lhes competir. O acidente ocorreu por imprudência do motorista do caminhão, empregado da Ré, que não guardou a devida distância de segurança.
Além disso, a tentativa de transferir a responsabilidade para a seguradora não afasta o dever da Ré de indenizar o Autor pelos danos materiais e lucros cessantes sofridos, conforme o princípio da reparação integral (CF/88, art. 5º, V e X).
DO PEDIDO
Diante do exposto, requer-se o total desprovimento da contestação apresentada pela Ré SANELOC, com a consequente condenação ao pagamento dos valores pleiteados na inicial, acrescidos de juros e correção monetária.
RÉPLICA À CONTESTAÇÃO DA RÉ GENTE SEGURADORA S/A
PREÂMBULO
ANTÔNIO VITOR FERREIRA DA CRUZ, já qualificado nos autos, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, apresentar RÉPLICA À CONTESTAÇÃO apresentada pela RÉ GENTE SEGURADORA S/A, nos termos do CPC/2015, art. 350, pelos fundamentos fáticos e jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
A Ré GENTE SEGURADORA S/A alega que sua responsabilidade está limitada ao valor da apólice e que n"'>...