Modelo de Representação Eleitoral com Pedido de Tutela Provisória de Urgência para Remoção de Conteúdo Calunioso em Redes Sociais
Publicado em: 25/09/2024 Constitucional EleitoralEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ ELEITORAL DA ___ª ZONA ELEITORAL DE [CIDADE/UF]
URGENTE – TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA
Representante: [Nome completo do candidato], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o nº [número], portador do RG nº [número], com domicílio eleitoral na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
Representado(s): [Nome completo do(s) representado(s)], [qualificação completa], com endereço na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
PREÂMBULO
O Representante, candidato ao cargo de [cargo], vem, por meio de seu advogado regularmente constituído (instrumento de procuração anexo), com fundamento no CPC/2015, art. 300, Lei 9.504/1997, e demais dispositivos aplicáveis, propor a presente REPRESENTAÇÃO ELEITORAL COM PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA em face do(s) Representado(s), pelos motivos de fato e de direito que passa a expor.
DOS FATOS
O Representante tem sido alvo de reiterados ataques em redes sociais, por meio de postagens que veiculam conteúdos caluniosos, difamatórios, injuriosos e sabidamente inverídicos, com o claro objetivo de denegrir sua imagem, colocar em dúvida sua honra e causar desequilíbrio no pleito eleitoral.
As postagens em questão utilizam imagens descontextualizadas e informações falsas, que têm sido amplamente compartilhadas e impulsionadas, ampliando o alcance das publicações e potencializando os danos à reputação do Representante.
Tais condutas configuram abuso da liberdade de expressão, afrontando os princípios da dignidade da pessoa humana e da lisura do processo eleitoral, além de violarem diretamente a legislação eleitoral e os direitos fundamentais do Representante.
DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988 assegura, em seu art. 5º, incisos IV, V, IX e X, a liberdade de expressão, mas veda o anonimato e garante a inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas, bem como o direito à indenização por dano material ou moral decorrente de sua violação.
No âmbito eleitoral, a Lei 9.504/1997, art. 57-D, proíbe a veiculação de propaganda eleitoral que contenha conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, sendo cabível a remoção imediata do conteúdo e a responsabilização dos autores.
Ademais, o CPC/2015, art. 300, estabelece os requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência, quais sejam: a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. No presente caso, ambos os requisitos estão plenamente configurados, uma vez que:
- Probabilidade do direito: As postagens vei"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: