Modelo de Termo de Confissão de Dívida com Reconhecimento de Título Executivo Extrajudicial
Publicado em: 13/03/2025 CivelProcesso CivilMODELO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/UF]
NOME COMPLETO DO CREDOR, brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do RG nº __________ e inscrito(a) no CPF sob o nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, doravante denominado(a) CREDOR(A), e NOME COMPLETO DO DEVEDOR, brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do RG nº __________ e inscrito(a) no CPF sob o nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, doravante denominado(a) DEVEDOR(A), vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, firmar o presente TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA, nos termos a seguir expostos:
DOS FATOS
1. O(a) DEVEDOR(A) reconhece, de forma irrevogável e irretratável, que possui uma dívida líquida, certa e exigível perante o(a) CREDOR(A), no valor de R$ __________ (valor por extenso), decorrente de [descrever a origem da dívida, como contrato, prestação de serviços, fornecimento de bens, etc.], conforme documentos anexos.
2. O valor acima mencionado foi apurado em [data], sendo atualizado monetariamente e acrescido de juros de mora de acordo com os índices legais e contratuais.
3. O(a) DEVEDOR(A) compromete-se a efetuar o pagamento da dívida confessada nos termos e condições estabelecidos neste instrumento.
DO DIREITO
4. O presente termo de confissão de dívida atende aos requisitos previstos no CPC/2015, art. 784, III, configurando título executivo extrajudicial, por se tratar de instrumento particular assinado pelo(a) DEVEDOR(A) e por duas testemunhas.
5. Nos termos do CCB/2002, art. 104, o presente instrumento possui todos os requisitos de validade do negócio jurídico, quais sejam: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável, e forma prescrita ou não defesa em lei.
6. A confissão de dívida é amplamente aceita pela jurisprudência como meio hábil para constituição de título executivo extrajudicial, desde que preenchidos os requisitos legais, como ocorre no presente caso.
JURISPRUDÊNCIAS
7. A jurisprudência pátria reconhece a validade e eficácia do termo de confissão de dívida como título executivo extrajudicial, conforme demonstram os precedentes abaixo:
- EMBARGOS À EXECUÇÃO:...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: