Modelo de Últimas Declarações em Processo de Inventário com Pedido de Homologação, Sobrepartilha e Regularização de Tributos
Publicado em: 01/02/2025 CivelProcesso Civil Familia SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE _____________
Processo nº _____________
PREÂMBULO
A. J. dos S., brasileira, viúva, portadora do RG nº __________ e CPF nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, por intermédio de sua advogada devidamente constituída (procuração anexa), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar as ÚLTIMAS DECLARAÇÕES no processo de inventário em epígrafe, com fundamento no CPC/2015, art. 639, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O presente inventário tramita em conjunto por determinação judicial, abrangendo os bens deixados por duas inventariadas:
1ª Inventariada: A. J. dos S., que deixou como herdeiros uma irmã viva e sobrinhos, sendo que uma das irmãs faleceu após a abertura da sucessão (espólio habilitado nos autos). Contudo, o inventariante do inventário da irmã pós-morta (sobrinho) faleceu no curso do processo, sem que houvesse regularização por parte da advogada responsável.
2ª Inventariada: M. F. de S. L., sobrinha herdeira da 1ª inventariada, que faleceu após a abertura da sucessão, deixando como única herdeira sua filha (sobrinha-neta da 1ª inventariada), já habilitada e regular nos autos. A 2ª inventariada deixou como herança apenas o quinhão hereditário relativo à 1ª inventariança.
Os bens inventariados incluem dois imóveis, já vendidos mediante alvará judicial, com valores depositados em conta judicial, e bens móveis (dinheiro), também transferidos para conta judicial. Há ainda joias mantidas em cofre bancário, cuja destinação será objeto de sobrepartilha.
O ITCMD referente à 1ª inventariada foi devidamente quitado. Quanto à 2ª inventariada, foi solicitado que o tributo seja pago com o valor do quinhão hereditário, considerando que a herdeira não possui condições financeiras para arcar pessoalmente com o tributo.
As despesas relativas à 1ª inventariada foram custeadas pelo inventariante, que obteve alvará judicial para restituição, já deferido. Quanto à 2ª inventariada, as custas foram pagas, restando pendente o pagamento do tributo com os valores a receber do quinhão hereditário.
DO DIREITO
O presente inventário encontra-se em conformidade com o princípio da saisine, previsto no CCB/2002, art. 1.784, que estabelece a transmissão imediata da herança aos herdeiros no momento do falecimento do de cujus. Assim, todos os bens, direitos e obrigações das inventariadas foram devidamente incorporados ao espólio, garantindo a preservação da universalidade patrimonial.
De acordo com o CPC/2015, art. 639, as últimas declaraçõ"'>...