Petição de Contestação à Cobrança de Ganho de Capital Indevido em Venda de Imóvel Financiado
Publicado em: 03/01/2024 Direito Imobiliário TributárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA [inserir vara] DA COMARCA DE [inserir localidade].
Processo nº: [inserir número do processo]
[Nome do Requerente], [qualificação completa], por seu advogado infra-assinado, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, com fulcro no art. 5º, XXXV, da Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, apresentar a presente
CONTESTAÇÃO À COBRANÇA INDEVIDA DE GANHO DE CAPITAL
em face da Receita Federal do Brasil, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
Dos Fatos
O Requerente efetuou a venda de um imóvel financiado, pelo valor de [inserir valor], cujo montante foi integralmente destinado à quitação do financiamento existente. A Receita Federal do Brasil, no entanto, efetuou a cobrança de ganho de capital sobre a transação, desconsiderando que o valor obtido na venda foi totalmente utilizado para a quitação da dívida, não resultando, portanto, em acréscimo patrimonial efetivo.
Fundamentação Jurídica
Constituição Federal, Art. 145, § 1º: A cobrança de tributos deve observar a capacidade contributiva, princípio violado pela cobrança em questão.
Código Tributário Nacional, Arts. 43 e 153, III: Estabelecem a incidência de imposto sobre ganho de capital, porém, no presente caso, não houve efetivo ganho.
Doutrina de... Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: