?>

Embargos de Declaração e Rejulgamento da Causa

Publicado em: 11/09/2024 Processo Civil
Esta doutrina trata da impossibilidade de utilização dos embargos de declaração para promover o rejulgamento de uma causa. O art. 1.022 do CPC/2015 limita os embargos de declaração à correção de obscuridades, contradições, omissões ou erros materiais, sendo inadequados para rediscutir o mérito da decisão.

"Conforme o art. 1.022 do CPC/2015, os embargos de declaração têm como finalidade esclarecer obscuridades, eliminar contradições, suprir omissões ou corrigir erros materiais, não servindo como instrumento para o rejulgamento de matéria já decidida."

Legislação:

Súmulas:

  • Súmula 315/STJ.
  • Súmula 7/STJ.

Outras doutrinas semelhantes


Embargos de Declaração e a Pretensão de Rejulgamento

Embargos de Declaração e a Pretensão de Rejulgamento

Publicado em: 11/09/2024 Processo Civil

A doutrina aborda a impossibilidade de utilizar embargos de declaração para obter o rejulgamento de uma causa já decidida. O texto explora os limites do art. 1.022 do CPC/2015, que permite os embargos apenas para esclarecer obscuridade, eliminar contradição, suprir omissão ou corrigir erro material, mas não para rediscutir o mérito da decisão.

Acessar

Embargos de Declaração e Rejulgamento de Causa

Embargos de Declaração e Rejulgamento de Causa

Publicado em: 11/09/2024 Processo Civil

A doutrina explica que os embargos de declaração, conforme o art. 1.022 do CPC/2015, servem para corrigir obscuridade, contradição, omissão ou erro material, mas não podem ser utilizados para obter o rejulgamento de uma causa já decidida. O texto aborda também a impossibilidade de prequestionar matéria constitucional através dos embargos declaratórios.

Acessar

Cabimento de Embargos de Divergência no STJ

Cabimento de Embargos de Divergência no STJ

Publicado em: 04/07/2024 Processo Civil

Este trecho trata dos requisitos e limitações para a interposição de embargos de divergência no Superior Tribunal de Justiça (STJ), enfatizando que esses embargos só são cabíveis contra acórdãos proferidos em recurso especial ou extraordinário, conforme estabelecido pelo Código de Processo Civil de 2015 e o Regimento Interno do STJ.

Acessar