?>

Legitimidade Subsidiária da Fazenda Pública na Execução de Multa Penal

Publicado em: 11/09/2024 Direito Penal Processo Penal
Esta doutrina aborda a legitimidade subsidiária da Fazenda Pública para executar multas penais, mesmo após a vigência da Lei 13.964/2019, também conhecida como Pacote Anticrime. O estudo foca na priorização da legitimidade do Ministério Público para a cobrança da multa penal, e discute a possibilidade da Fazenda Pública assumir essa responsabilidade caso o Ministério Público não atue.

“A jurisprudência consolidada desta Corte Superior de Justiça afirma que, mesmo após a vigência da Lei 13.964/2019, perdura a legitimidade subsidiária da Fazenda Pública para a execução de multa penal. A legitimidade do Ministério Público é prioritária, e não exclusiva, permitindo a atuação da Fazenda Pública quando este não agir.”

Legislação:

  • CP, art. 51: Dispõe sobre a execução da multa penal e a competência para sua cobrança.
  • CF/88, art. 102: Estabelece a competência do Supremo Tribunal Federal para o julgamento de questões constitucionais.

Súmulas:

  • Súmula 567/STJ: O Ministério Público possui legitimidade ativa para a execução da pena de multa.

Outras doutrinas semelhantes


A Exigibilidade de Título Judicial em Execuções Contra a Fazenda Pública

A Exigibilidade de Título Judicial em Execuções Contra a Fazenda Pública

Publicado em: 05/09/2024 Direito Penal Processo Penal

Análise da exigibilidade de título judicial em execuções contra a Fazenda Pública, abordando os aspectos relacionados à inexigibilidade provisória de obrigações submetidas à revisão administrativa.

Acessar

Execução Penal e Guia de Execução

Execução Penal e Guia de Execução

Publicado em: 17/07/2024 Direito Penal Processo Penal

Esta doutrina aborda a necessidade de expedição da guia de execução e prévia intimação do apenado condenado em regime semiaberto antes da expedição do mandado de prisão, conforme a Resolução n. 474 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Destaca a jurisprudência do STJ que corrobora esta orientação e a importância de assegurar os direitos do condenado durante a execução penal.

Acessar

crie uma imagem para ilustrar a doutrina: A Legitimidade Passiva da União e Entes Federativos nas Ações de Revisão de Valores da Tabela SUS

crie uma imagem para ilustrar a doutrina: A Legitimidade Passiva da União e Entes Federativos nas Ações de Revisão de Valores da Tabela SUS

Publicado em: 03/07/2024 Direito Penal Processo Penal

Esta doutrina aborda a legitimidade passiva da União e dos entes federativos em ações que buscam a revisão dos valores da Tabela de Procedimentos Ambulatoriais e Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). A discussão central é sobre a responsabilidade solidária desses entes pelo funcionamento do SUS e a necessidade de litisconsórcio passivo necessário.

Acessar