Modelo de Ação de Dissolução de União Estável Litigiosa com Pedido de Afastamento do Lar, Partilha de Bem Imóvel e Oferta de Alimentos
Publicado em: 17/06/2024 FamiliaEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [VARA/COMARCA] DE [LOCALIDADE]
[Nome do Autor], brasileiro, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade n.º [número], inscrito no CPF/MF sob o n.º [número], residente e domiciliado na [endereço completo], por seu advogado que esta subscreve, conforme procuração anexa, com escritório profissional na [endereço do escritório], onde recebe notificações e intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor:
AÇÃO DE DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL LITIGIOSA COM PEDIDO DE AFASTAMENTO DO LAR, PARTILHA DE BEM IMÓVEL E OFERTA DE ALIMENTOS
em face de [Nome da Ré], brasileira, estado civil, profissão, portadora da carteira de identidade n.º [número], inscrita no CPF/MF sob o n.º [número], residente e domiciliada na [endereço completo], pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
I. DOS FATOS
O Autor e a Ré viveram em união estável desde [data de início da união] até [data de término da união], conforme comprova a documentação anexa. Desta união, nasceu o filho menor [Nome do Filho], atualmente com [idade] anos.
Ao longo do período de convivência, adquiriram um imóvel situado na [endereço do imóvel], que é o único bem a ser partilhado. Devido a constantes desentendimentos e incompatibilidades de convivência, a relação tornou-se insustentável, culminando no término da união.
Em razão do comportamento agressivo do cônjuge varão, o Autor vem sofrendo ameaças e receio de violência, sendo necessário o pedido de afastamento do lar para proteção de sua integridade física e mental.
II. DO DIREITO
a. Da Dissolução da União Estável
A CF/88, art. 226, § 3º, reconhece a união estável como entidade familiar, devendo ser facilitada sua conversão em casamento e sua dissolução, quando for o caso. O CCB/2002, art. 1.723, regula a união estável, dispondo sobre os direitos e deveres dos companheiros.
b. Do Pedido de Afastamento do Lar
O CPC/2015, art. 319, permite a formulação de pedidos cumulados, sendo cabível o afastamento do lar do cônjuge varão, confor"'>...