Modelo de Ação de Obrigação de Fazer Cumulada com Indenização por Danos Morais e Materiais em Razão de Agressões Físicas e Danos à Propriedade
Publicado em: 17/01/2025EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Distribuição com urgência
PREÂMBULO
ANA CLARA CORREIA LIMA, brasileira, solteira, estudante, portadora do RG nº __________ e CPF nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, por meio de seu advogado, com endereço profissional na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS
em face de ANA CLÁUDIA __________, brasileira, solteira, profissão desconhecida, portadora do RG nº __________ e CPF nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:
DOS FATOS
No dia 05 de janeiro do corrente ano, a autora, ANA CLARA CORREIA LIMA, estava conversando com um rapaz que conhecera há pouco tempo, próximo à motocicleta Honda Biz, de propriedade de sua mãe. De forma abrupta, a ré, ANA CLÁUDIA, surgiu no local e iniciou uma discussão movida por ciúmes.
Durante o ocorrido, a autora tentou se afastar da situação, pegando a motocicleta para sair do local. Contudo, foi surpreendida por agressões físicas desferidas pela ré, que a atingiu com tapas no rosto. Além disso, a ré quebrou os óculos da autora e derrubou a motocicleta, causando danos materiais significativos ao veículo.
A conduta da ré causou à autora não apenas prejuízos materiais, mas também abalo emocional, configurando dano moral passível de reparação.
DO DIREITO
A conduta da ré caracteriza violação aos direitos da autora, ensejando a reparação pelos danos materiais e morais sofridos. O Código Civil Brasileiro de 2002, em seu art. 186, dispõe que "aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito".
No caso em tela, a ré agiu de forma dolosa, agredindo fisicamente a autora e causando danos materiais à motocicleta e aos óculos, além de danos morais decorrentes do abalo emocional sofrido. A reparação por danos morais encontra respaldo no art. 5º, incisos V e X, da Constituição Federal de 1988 (CF/88), que assegura a inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas, bem como o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Ademais, o art"'>...