Modelo de Ação Declaratória de Direito Real de Habitação por Cônjuge Sobrevivente c/c Antecipação de Tutela Jurisdicional
Publicado em: 11/06/2024 FamiliaEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE [CIDADE]
[NOME DA AUTORA], brasileira, estado civil, profissão, portadora do RG nº [número] e CPF/MF nº [número], residente e domiciliada na [endereço completo], por meio de sua advogada infra-assinada, com escritório profissional na [endereço da advogada], onde recebe intimações e notificações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor
AÇÃO DECLARATÓRIA DE DIREITO REAL DE HABITAÇÃO POR CÔNJUGE SOBREVIVENTE c/c ANTECIPAÇÃO DE TUTELA JURISDICIONAL
em face de [NOME DOS FILHOS MAIORES], brasileiros, estado civil, profissões, portadores dos RGs nº [números] e CPFs/MFs nº [números], residentes e domiciliados na [endereços completos], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
I. DOS FATOS
-
A Autora viveu em união estável com o Sr. [Nome do Falecido], pelo período de [tempo da união estável], até o falecimento deste, ocorrido em [data do falecimento], conforme certidão de óbito anexa.
-
Durante a união estável, a Autora e o Sr. [Nome do Falecido] residiam no imóvel localizado na [endereço do imóvel], que servia de moradia para o casal.
-
Com o falecimento do companheiro, a Autora ficou sem ter para onde ir, uma vez que não possui outra residência e depende do imóvel para sua moradia.
-
O Sr. [Nome do Falecido] deixou filhos maiores de idade, que não residiam com ele e não contribuíam para a manutenção do imóvel.
II. DOS PRINCÍPIOS JURÍDICOS APLICÁVEIS
-
Princípio da Dignidade da Pessoa Humana (CF/88, art. 1º, III): Assegura o respeito à dignidade do ser humano, incluindo o direito à moradia digna.
-
Princípio da Propriedade (CF/88, art. 5º, XXII): Garante o direito à propriedade, que deve ser exercido de acordo com sua função social.
-
Princípio da Proteção à Família (CF/88, art. 226): Reconhece a união estável como entidade familiar, devendo ser protegida pelo Estado.
III. DO DIREITO
-
Di"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: