Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Aposentadoria por Invalidez ou Auxílio-Doença para Idosa com Neoplasia Maligna

Publicado em: 28/09/2024 Constitucional Direito Previdenciário
Este modelo de ação previdenciária busca a concessão de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença para uma idosa acometida de câncer (neoplasia maligna), que não pode mais trabalhar. A petição está fundamentada na Lei 8.213/1991, na CF/88 e aborda princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana e a proteção ao idoso.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA FEDERAL DA COMARCA DE (cidade)

Processo nº: (indicar o número)

Requerente: (nome completo) Requerido: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

(nome completo), brasileira, idosa, portadora do RG nº ..., inscrita no CPF/MF sob nº ..., residente e domiciliada na (endereço completo), vem, por meio de seu advogado(a) infra-assinado(a), com fundamento na Lei 8.213/1991, art. 42 e Lei 8.213/1991, art. 59 da  e CPC/2015, art. 319 e CPC/2015, art. 330, propor a presente

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ OU AUXÍLIO-DOENÇA

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), autarquia federal, com sede na (endereço da autarquia), pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:

I - DOS FATOS

A requerente, atualmente com (idade), é portadora de neoplasia maligna (câncer), conforme laudos médicos anexos, que a acomete gravemente, impedindo-a de exercer qualquer atividade laboral. A moléstia compromete seu estado de saúde de forma irreversível, resultando em limitações físicas e incapacidade total e permanente para o trabalho.

Em que pese o longo tempo sem contribuição previdenciária, a requerente já contribuiu por 11 anos ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), tendo direito ao benefício pleiteado, uma vez que, devido à gravidade de sua condição, faz jus à aposentadoria por invalidez, nos termos da Lei 8.213/1991, art. 42, ou ao auxílio-doença, nos termos da Lei 8.213/1991, art. 59, caso a incapacidade ainda seja considerada temporária.

Ademais, a requerente é idosa e encontra-se em condição de vulnerabilidade econômica, sendo sua única renda oriunda de auxílio de familiares, o que não é suficiente para sua subsistência, especialmente diante dos altos custos do tratamento oncológico.

II - DO DIREITO

A concessão do benefício previdenciário pleiteado encontra amparo legal na Lei 8.213/1991, art. 42 e Lei 8.213/1991, art. 59, que estabelecem os requisitos para a concessão de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. A lei prevê que o segurado que esteja incapacitado para o trabalho, de forma total e permanente (para aposentadoria) ou temporária (para auxílio-doença), tem direito a tais benefícios, desde que cumpridos os requisitos de carência, quando aplicáveis, e a comprovação da incapacidade.

No presente caso, embora a requerente não contribua há muitos anos, já verteu contribuições ao sistema previdenciário por 11 anos, cumprindo o período de carência previsto na Lei 8.213/1991, art. 25, II. Além disso, o estado de saúde da autora, atestado por meio de documentos médicos, evidencia sua incapacidade total e permanente, justi"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Narrativa de Fato e Direito

A presente petição inicial tem por objeto a concessão de aposentadoria por invalidez ou, alternativamente, auxílio-doença para uma idosa portadora de neoplasia maligna (câncer). A requerente, em virtude de sua condição de saúde, encontra-se incapacitada de forma total e permanente para o trabalho. A ação está fundamentada nos dispositivos da Lei 8.213/1991, que regulam os benefícios previdenciários, e na Constituição Federal, que assegura a dignidade da pessoa humana e a proteção ao idoso.

Conceitos e Definições:

  • Aposentadoria por Invalidez: Benefício concedido ao segurado incapacitado de forma total e permanente para o exercício de qualquer atividade laboral.
  • Auxílio-Doença: Benefício concedido ao segurado incapacitado temporariamente para o trabalho, enquanto durar a incapacidade.
  • Neoplasia Maligna: Termo médico que designa o câncer, uma doença grave que pode resultar em incapacitação permanente.

Considerações Finais

O direito previdenciário busca assegurar a subsistência daqueles que, em razão de doença ou incapacidade, não podem mais exercer atividades laborais. No caso da requerente, a concessão do benefício é medida de justiça, em face de sua condição de saúde, idade avançada e vulnerabilidade econômica, sendo necessária a aplicação de princípios constitucionais que garantem a dignidade e a proteção especial ao idoso.

TÍTULO:
AÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA CONCESSÃO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ OU AUXÍLIO-DOENÇA EM FAVOR DE IDOSA COM CÂNCER


1. Introdução

Esta ação previdenciária busca a concessão de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença para uma idosa acometida de neoplasia maligna (câncer), impossibilitada de continuar exercendo qualquer atividade laboral. O pedido está fundamentado na Lei 8.213/1991 e na CF/88, com ênfase nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção ao idoso.

Legislação:
CF/88, art. 1º, III - Dignidade da pessoa humana.
Lei 8.213/1991, art. 42 - Concessão de aposentadoria por invalidez.

Jurisprudência:
Aposentadoria por invalidez
Auxílio-doença


2. Ação Previdenciária - Idosa com Câncer

O objeto desta ação previdenciária é garantir o acesso a benefícios do INSS para uma idosa diagnosticada com neoplasia maligna. A doença impossibilita a idosa de continuar desempenhando qualquer tipo de atividade profissional, sendo necessário o reconhecimento da sua incapacidade permanente ou temporária, com a consequente concessão de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.

Legislação:
Lei 8.213/1991, art. 59 - Concessão de auxílio-doença.
CF/88, art. 230 - Proteção aos idosos.

Jurisprudência:
Ação previdenciária idosa com câncer
Incapacidade do idoso


3. Neoplasia Maligna - Aposentadoria por Invalidez

A neoplasia maligna, como uma condição que afeta gravemente a saúde, pode ser considerada um critério relevante para a aposentadoria por invalidez, conforme a Lei 8.213/1991. Nos casos em que o tratamento da doença não possibilita a reabilitação profissional, a concessão do benefício é um direito do segurado.

Legislação:
Lei 8.213/1991, art. 43 - Invalidez permanente.
Lei 8.213/1991, art. 45 - Auxílio-acidente para incapacidade parcial.

Jurisprudência:
Neoplasia maligna e aposentadoria
Incapacidade permanente


4. Auxílio-Doença - INSS

O auxílio-doença é devido quando a incapacidade é temporária, mas impede o segurado de realizar suas atividades habituais. Neste caso, a idosa está impedida de trabalhar devido à neoplasia maligna, e caso não se configure a invalidez permanente, o benefício de auxílio-doença deve ser concedido.

Legislação:
Lei 8.213/1991, art. 60 - Requisitos para concessão do auxílio-doença.
Lei 8.213/1991, art. 62 - Avaliação periódica da incapacidade.

Jurisprudência:
Auxílio-doença INSS
Benefício por incapacidade


5. Aposentadoria - Idoso Incapacitado

A aposentadoria por invalidez pode ser concedida a idosos que, em razão de sua idade avançada e condições de saúde, estão permanentemente incapacitados de realizar qualquer atividade laboral. A CF/88 garante a proteção aos idosos, especialmente em situações de vulnerabilidade como no caso de doenças graves, como o câncer.

Legislação:
CF/88, art. 230 - Proteção à pessoa idosa.
Lei 10.741/2003, art. 2º - Estatuto do Idoso: prioridade de tratamento.

Jurisprudência:
Aposentadoria idoso incapacitado
Proteção ao idoso INSS


6. Ação Previdenciária por Incapacidade

Esta ação previdenciária tem por objetivo assegurar o direito ao benefício previdenciário por incapacidade, seja por meio da aposentadoria por invalidez ou do auxílio-doença. O INSS deve garantir o tratamento adequado para segurados que estejam temporariamente ou permanentemente incapacitados, como é o caso da autora da ação, uma idosa com neoplasia maligna.

Legislação:
Lei 8.213/1991, art. 101 - Avaliação da incapacidade para fins de concessão de benefícios.
CF/88, art. 196 - Direito à saúde.

Jurisprudência:
Ação previdenciária por incapacidade
Benefício INSS aposentadoria


7. Considerações Finais

A presente ação previdenciária visa garantir os direitos de uma idosa com neoplasia maligna à concessão de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, conforme os preceitos da Lei 8.213/1991 e os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção ao idoso. A incapacidade gerada pela doença impede a continuidade de sua atividade profissional, sendo necessária a intervenção do INSS para a concessão do benefício.



solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Petição Inicial - Ação para Conversão de Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez

Modelo de Petição Inicial - Ação para Conversão de Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez

Publicado em: 03/07/2023 Constitucional Direito Previdenciário

Modelo de petição inicial para ação de conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, fundamentado na Constituição Federal, Lei 8.213/91 e Súmula 576 do STJ. Ferramenta indispensável para advogados e partes interessadas na defesa de seus direitos previdenciários.

Acessar

Modelo de Requerimento Administrativo de Concessão de Auxílio-Doença por Câncer de Mama

Modelo de Requerimento Administrativo de Concessão de Auxílio-Doença por Câncer de Mama

Publicado em: 30/09/2024 Constitucional Direito Previdenciário

Modelo de requerimento administrativo para concessão de benefício previdenciário de auxílio-doença por incapacidade temporária decorrente de neoplasia maligna de mama (CID 10: C50). Documento traz fundamentos legais para a dispensa da carência e os direitos previdenciários da segurada.

Acessar

Modelo de Ação de Concessão de Aposentadoria por Invalidez para Portador do Vírus HIV

Modelo de Ação de Concessão de Aposentadoria por Invalidez para Portador do Vírus HIV

Publicado em: 04/11/2024 Constitucional Direito Previdenciário

Modelo de petição inicial visando à concessão de aposentadoria por invalidez a segurado portador do vírus HIV, com auxílio-doença ativo. A ação inclui pedido de tutela provisória de urgência e fundamentação legal baseada nos princípios da dignidade da pessoa humana e proteção integral à saúde.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 19,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 29,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 26,63 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 79,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 21,65 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 129,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 15,70 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 219,90

Parcele em até 6x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.