Modelo de Agravo de Instrumento para Reforma de Decisão Interlocutória em Ação de Indenização por Danos Morais e Materiais

Publicado em: 25/02/2025 CivelProcesso CivilConsumidor
Recurso interposto pelo Clube Recreativo contra decisão interlocutória que deferiu parcialmente tutela provisória em ação de indenização por danos morais e materiais ajuizada pelos herdeiros de associado falecido. A decisão determinou o pagamento mensal de um salário-mínimo à esposa e ao filho do falecido, sem delimitação de prazo, além de não designar audiência de conciliação. O agravante busca a reforma da decisão, alegando ausência de provas suficientes para a concessão da tutela, violação aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e descumprimento do CPC/2015, art. 319, VII.

AGRAVO DE INSTRUMENTO

PREÂMBULO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de __________.

Agravante: Clube Recreativo __________.
Agravado: M. F. de S. L. (representado por seus herdeiros).
Processo nº __________.

O Clube Recreativo __________, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o nº __________, com sede na __________, vem, por meio de seu advogado que esta subscreve (procuração anexa), com fundamento no CPC/2015, art. 1.015, interpor o presente Agravo de Instrumento contra a decisão interlocutória proferida pelo Juízo a quo que deferiu parcialmente a tutela provisória de urgência de natureza antecipada, determinando o pagamento mensal de um salário-mínimo à esposa e ao filho do falecido, sem delimitação de prazo, bem como deixou de designar audiência de conciliação.

Requer-se a juntada das razões anexas e o processamento do presente recurso, com a reforma da decisão agravada.

DOS FATOS

Em 24 de outubro de 2024, o associado M. F. de S. L., com 69 anos de idade, aposentado, compareceu ao clube para realizar sua prática habitual de natação. Durante a atividade, foi encontrado submerso no fundo da piscina. Imediatamente, os salva-vidas realizaram os primeiros socorros, acionaram a enfermeira do clube, que utilizou o desfibrilador, e chamaram o SAMU, que chegou ao local com duas ambulâncias.

A perícia do IML constatou que o associado não apresentou sinais de afogamento e que a profundidade da piscina (1,25 metros) era inferior à sua altura (1,80 metros). Não foram encontrados vestígios de substâncias que deveriam estar sendo utilizadas pelo associado, apenas carisoprodol.

Apesar das medidas de segurança adotadas pelo clube, os herdeiros do associado ajuizaram ação pleiteando indenização por danos morais e materiais no valor de R$ 800.000,00, alegando responsabilidade objetiva do clube com base no CDC. O Juízo a quo deferiu parcialmente a tutela provisória, determinando o pagamento mensal de um salário-mínimo, sem delimitação de prazo, e deixou de designar audiência de conciliação.

DO DIREITO

A decisão agravada merece reforma, pois não há elementos suficientes para justificar a concessão da tutela provisória nos moldes determinados.

Primeiramente, a responsabilidade objetiva do clube, prevista no CCB/2002, art. 927, exi"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de Agravo de Instrumento interposto pelo Clube Recreativo __________ contra decisão interlocutória proferida pelo Juízo da ___ Vara Cível da Comarca de __________, que deferiu parcialmente a tutela provisória de urgência, determinando o pagamento mensal de um salário-mínimo à esposa e ao filho do falecido, sem delimitação de prazo, e deixou de designar audiência de conciliação.

O agravante alega que a decisão agravada merece reforma por ausência de elementos que justifiquem a concessão da tutela provisória e por violação aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Fundamentação

Nos termos do art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, \"todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões\". Passo, portanto, à análise hermenêutica entre os fatos e o direito aplicável ao caso.

1. Da Responsabilidade Objetiva

Conforme os fatos apresentados, o Clube Recreativo __________ adotou as medidas de segurança necessárias ao caso, estando presentes salva-vidas, equipamentos de primeiros socorros e o acionamento imediato do SAMU. A responsabilidade objetiva, prevista no art. 927 do Código Civil, exige a comprovação de falha no serviço, o que não restou demonstrado nos autos.

2. Da Tutela Provisória

O art. 300 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece que a concessão de tutela provisória depende da evidência de elementos que demonstrem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. No caso em tela, não há provas suficientes que justifiquem o deferimento do pagamento mensal de um salário-mínimo sem delimitação de prazo. Tal medida viola os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

3. Da Audiência de Conciliação

A ausência de designação de audiência de conciliação fere o disposto no art. 319, VII, do Código de Processo Civil de 2015, que incentiva a tentativa de resolução consensual do litígio, especialmente em casos de natureza patrimonial. A tentativa de conciliação é medida que se impõe, considerando o princípio da duração razoável do processo e o interesse das partes na solução célere do conflito.

4. Jurisprudência Aplicável

A análise criteriosa para a concessão de tutela provisória é reforçada por precedentes dos Tribunais:

  • TJSP (6ª Câmara de Direito Privado) - Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP: \"Presentes os requisitos do CPC, art. 300. Plausibilidade do direito alegado. (...) Medida não gera prejuízo à agravada e poderá ser futuramente revertida. Decisão reformada para deferir a tutela de urgência nos moldes postulados. RECURSO PROVIDO.\"
  • TJSP (31ª Câmara de Direito Privado) - Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP: \"Plausível se mostra a manutenção da r. decisão agravada, pois, como bem delineado em seu bojo, o que estava sendo objetivado pelo ora agravado era a obtenção de informações inerentes aos valores levantados e aqueles que lhe seriam devidos.\"

Conclusão

Diante do exposto, entendo que a decisão agravada merece reforma parcial. Conheço do recurso e, no mérito, dou-lhe provimento para:

  1. Suspender os efeitos da decisão agravada quanto ao pagamento mensal de um salário-mínimo, até a análise definitiva do mérito;
  2. Determinar a designação de audiência de conciliação, nos termos do art. 319, VII, do CPC/2015;
  3. Reafirmar a ausência de responsabilidade objetiva do Clube Recreativo __________, considerando a inexistência de falha no serviço prestado.

Por fim, condeno o agravado ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, considerando a sucumbência no presente recurso.

Decisão

Assim, voto pela procedência parcial do agravo de instrumento, nos termos acima fundamentados.

Local e data.
_____________________________
Nome do Magistrado
Cargo e identificação


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Agravo de Instrumento para Reativação de Conta no Instagram Suspensa Durante Campanha Eleitoral

Modelo de Agravo de Instrumento para Reativação de Conta no Instagram Suspensa Durante Campanha Eleitoral

Publicado em: 05/09/2024 CivelProcesso CivilConsumidor

Recurso de agravo de instrumento interposto por candidato a prefeito de Além Paraíba – MG contra decisão interlocutória que indeferiu tutela de urgência para reativação de conta no Instagram suspensa unilateralmente pela plataforma, essencial para a comunicação de campanha eleitoral. O documento aborda os fundamentos jurídicos da probabilidade do direito e do perigo de dano, além de requerer efeito suspensivo e justiça gratuita, com base no CPC/2015 e no CDC.

Acessar

Modelo de Agravo de Instrumento com Pedido de Suspensão de Cobranças Indevidas e Exclusão de Nome em Órgãos de Proteção ao Crédito

Modelo de Agravo de Instrumento com Pedido de Suspensão de Cobranças Indevidas e Exclusão de Nome em Órgãos de Proteção ao Crédito

Publicado em: 09/11/2023 CivelProcesso CivilConsumidor

Agravo de Instrumento interposto contra decisão interlocutória que indeferiu pedido de tutela de urgência em ação declaratória de inexigibilidade de débito cumulada com indenização por danos morais. O agravante, vítima de sequestro relâmpago, sofreu transações fraudulentas em cartões de crédito, com cobranças indevidas mantidas pelo banco e negativação de seu nome. Fundamentado no CPC/2015, art. 300, e no CDC, art. 14, §3º, II, o pedido busca a suspensão das cobranças, exclusão do nome dos órgãos de proteção ao crédito e reforma da decisão para concessão da tutela de urgência.

Acessar

Modelo de Agravo de Instrumento contra Decisão de Remessa ao Núcleo de Justiça 4.0 no Caso de Reparação por Enchentes de 2024

Modelo de Agravo de Instrumento contra Decisão de Remessa ao Núcleo de Justiça 4.0 no Caso de Reparação por Enchentes de 2024

Publicado em: 26/09/2024 CivelProcesso CivilConsumidor

Recurso de agravo de instrumento interposto contra decisão do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Alegre/RS que determinou a remessa do processo ao Núcleo de Justiça 4.0 - Enchentes 2024/JEFAZ. Os agravantes alegam violação ao princípio do juiz natural e normas de competência, sustentando que a decisão desconsidera a obrigatoriedade de anuência expressa das partes para tramitação no Núcleo de Justiça 4.0, conforme CPC/2015 e Resoluções do CNJ. O recurso requer efeito suspensivo e o reconhecimento da competência do juízo originário para processar e julgar a ação de reparação de danos decorrentes das enchentes.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.