Modelo de Agravo em Execução Penal contra Indeferimento de Progressão ao Regime Semiaberto
Publicado em: 16/05/2024 Direito Penal Processo PenalExcelentíssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de [Estado]
Processo nº: [Número do Processo]
Agravante: [Nome do Agravante], [Nacionalidade], [Estado Civil], [Profissão], portador do RG nº [número] e CPF nº [número], atualmente recluso no [Nome do Presídio].
Agravado: Ministério Público do Estado de [Estado]
Vara de Origem: [Vara de Execuções Penais]
AGRAVO EM EXECUÇÃO PENAL
[Nome do Agravante], já qualificado nos autos do processo de execução penal em epígrafe, por intermédio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor AGRAVO EM EXECUÇÃO PENAL, com fulcro na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984, art. 197), em face da decisão que indeferiu o pedido de progressão ao regime semiaberto, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
I. DOS FATOS
O agravante cumpre pena privativa de liberdade no regime fechado pela prática do delito previsto no artigo [artigo] do Código Penal. Em [data], o agravante requereu a progressão ao regime semiaberto, uma vez que preenchia todos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos pela Lei de Execução Penal.
Contudo, o MM. Juiz da Vara de Execuções Penais indeferiu o pedido de progressão ao regime semiaberto, alegando que o agravante não demonstrou bom comportamento carcerário, apesar de os relatórios de conduta prisional indicarem o contrário.
II. DO DIREITO
Fundamento Legal e Constitucional
A CF/88, art. 5º, XLVI, da Constituição Federal, estabelece que "a lei regulará a individualização da pena". A progressão de regime é um direito assegurado pela Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984), especificamente na Lei 7.210/1984, art. 112 e Lei 7.210/1984, art. 197.
Argumentação Jurídica
1. Requisitos Objetivos e Subjetivos
A Lei 7.210/1984, art. 112 da Lei de Execução Penal dispõe que "a progressão de regime, no cumprimento d"'>...