Modelo de Contestação à Ação de Busca e Apreensão com Pedido de Nulidade por Purga da Mora
Publicado em: 10/06/2024 CivelEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE]
Processo n.º [número do processo]
Requerente: [Nome do Requerente]
Requerido: [Nome do Requerido]
[NOME DO REQUERIDO], brasileiro, estado civil, profissão, portador do RG nº [número] e CPF/MF nº [número], residente e domiciliado na [endereço completo], por meio de seu advogado infra-assinado, com escritório profissional na [endereço do advogado], onde recebe intimações e notificações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar
CONTESTAÇÃO À AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO COM PEDIDO DE NULIDADE
em face de [NOME DO REQUERENTE], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
I. DOS FATOS
-
O Requerido é proprietário de um automóvel alienado fiduciariamente junto ao Requerente, conforme contrato de financiamento anexo (doc. 1).
-
O Requerido foi surpreendido com a execução da medida de busca e apreensão do veículo em seu endereço atual, sem que tivesse sido previamente notificado para purgar a mora.
-
A notificação para purga da mora foi enviada ao antigo endereço do Requerido, conforme comprovante anexo (doc. 2), não sendo recebida pelo Requerido, que já havia mudado de endereço à época da notificação.
II. DOS PRINCÍPIOS QUE REGEM O INSTITUTO JURÍDICO
-
Princípio do Devido Processo Legal (CF/88, art. 5º, LIV): Assegura que ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal, garantindo um procedimento justo e adequado.
-
Princípio da Ampla Defesa e do Contraditório (CF/88, art. 5º, LV): Garante aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, o direito ao contraditório e à ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
-
Princípio da Boa-Fé Objetiva (CCB/2002, art. 422): Impõe que as partes ajam com lealdade e honestidade em suas relações contratuais, sendo inadmissível a má-fé na execução de medidas que afetem os direitos das partes.
III. DO DIREITO
-
Nulidade da Notificação (CPC/2015, art. 280): A notificação para purga da mora deve ser válida e regular, sendo considerada nula se realizada em endereço incorreto ou desatualizado, impedindo a defesa do devedor.
-
Purga da Mora (CCB/2002, art. 401): O devedor tem o"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: