Modelo de Contestação em Ação de Cobrança com Pedido de Declaração de Inexistência de Débito, Exclusão de Cadastro Negativo e Indenização por Danos Morais
Publicado em: 17/03/2025 CivelProcesso CivilConsumidorCONTESTAÇÃO
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/UF]
Processo nº: [número do processo]
Requerente: [nome do autor, qualificado nos autos]
Requerido: [nome do réu, qualificado nos autos]
[NOME DO RÉU], já qualificado nos autos da ação de cobrança movida por [NOME DO AUTOR], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por meio de seu advogado que esta subscreve, apresentar sua CONTESTAÇÃO, com fulcro no art. 335 e seguintes do CPC/2015, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
PRELIMINARMENTE
1. DA INEXISTÊNCIA DE DÉBITO
O Requerido contesta a existência do débito alegado pelo Requerente, uma vez que as transações apresentadas na fatura do cartão de crédito não foram realizadas por ele. O Requerido, ao perceber as cobranças indevidas, prontamente notificou o Requerente, solicitando esclarecimentos e a exclusão dos valores contestados.
Ademais, o Requerente não apresentou provas suficientes para demonstrar que as transações foram realizadas pelo Requerido ou com sua conivência, descumprindo o ônus que lhe cabe, conforme disposto no CPC/2015, art. 373, inciso I.
DOS FATOS
O Requerido é titular de um cartão de crédito fornecido pelo Requerente. Contudo, em [data], foram identificadas cobranças indevidas nas faturas do cartão, que não correspondem a transações realizadas pelo Requerido.
Apesar das notificações realizadas pelo Requerido ao Requerente, solicitando o cancelamento das cobranças e a revisão das faturas, nenhuma providência foi tomada. Pelo contrário, o Requerente manteve as cobranças indevidas e ainda negativou o nome do Requerido junto aos órgãos de proteção ao crédito, causando-lhe prejuízos de ordem moral e patrimonial.
DO DIREITO
1. DA FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Nos termos do CDC, art. 14, o fornecedor de serviços responde, independentemente de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços. No caso em tela, o Requerente falhou em garantir a segurança das transações realizadas com o cartão de crédito do Requerido, permitindo que cobranças indevidas fossem realizadas.
2. DA INEXIGIBILIDADE DO DÉBITO
Conforme entendimento consolidad"'>...