Modelo de Contestação Trabalhista Apresentada pela Reclamada em Razão de Alegações de Dispensa Sem Justa Causa, Refutando Pedidos do Reclamante com Base na CLT e Jurisprudências
Publicado em: 17/08/2024 Trabalhista Processo do TrabalhoCONTESTAÇÃO TRABALHISTA
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DA ___ VARA DO TRABALHO DE [CIDADE/UF]
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
Reclamada: [NOME DA EMPRESA], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [INSERIR], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO], por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na [ENDEREÇO COMPLETO], onde receberá intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar sua CONTESTAÇÃO à Reclamação Trabalhista ajuizada por [NOME DO RECLAMANTE], já qualificado nos autos, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
PREÂMBULO
A presente contestação é apresentada nos termos do art. 847 da CLT, dentro do prazo legal, com o objetivo de refutar as alegações do Reclamante, demonstrando a improcedência dos pedidos formulados na inicial.
DOS FATOS
O Reclamante, Sr. [NOME DO RECLAMANTE], foi admitido pela Reclamada em [DATA DE ADMISSÃO], para exercer a função de [CARGO], percebendo como última remuneração o valor de R$ [VALOR].
Em [DATA], o Reclamante solicitou, de forma expressa e inequívoca, a rescisão do contrato de trabalho, conforme comprova o documento anexo (pedido de demissão assinado pelo Reclamante). O pedido foi acatado pela Reclamada, que procedeu à formalização da rescisão contratual, com o pagamento das verbas rescisórias devidas, conforme recibo de quitação devidamente assinado pelo Reclamante.
Contudo, para surpresa da Reclamada, o Reclamante ajuizou a presente ação trabalhista, alegando ter sido dispensado sem justa causa, pleiteando o pagamento de verbas rescisórias indevidas, além de outros pedidos infundados.
DO DIREITO
A presente ação carece de fundamento jurídico, uma vez que o rompimento do vínculo empregatício ocorreu por iniciativa do próprio Reclamante, que solicitou a rescisão contratual, conforme previsto no art. 487, § 2º, da CLT.
O pedido de demissão foi realizado de forma voluntária e espontânea, não havendo qualquer vício de consentimento ou coação por parte da Reclamada. Ademais, todas as verbas rescisórias foram devidamente quitadas, conforme recibo de quitação assinado pelo Reclamante, o que afasta qualquer alegação de inadimplemento por parte da Reclamada.
Ressalta-se que o ônus da prova quanto à alegação de dispensa sem justa causa recai "'>...