Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração em Ação de Rescisão de Contrato com Reparação de Danos Morais e Materiais

Publicado em: 21/02/2025 CivelProcesso CivilConsumidor
Documento jurídico apresentado por F.P. em face das empresas Ford Slaviero e Ford Company Brasil, no âmbito de uma Ação de Rescisão de Contrato cumulada com Reparação de Danos Morais e Materiais. O documento visa rebater Embargos de Declaração interpostos pela Ré Ford Slaviero, argumentando ausência de vícios na decisão saneadora quanto à alegação de decadência do direito do Autor. Fundamentado no CPC/2015 e no Código de Defesa do Consumidor, o texto demonstra a improcedência dos Embargos e requer sua rejeição, além da aplicação de honorários advocatícios por caráter protelatório. Inclui citação de jurisprudências e detalhamento dos pedidos.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________

Processo nº: __________

Autor: F. P.

Réus: Ford Slaviero e Ford Company Brasil

CONTRARRAZÕES AOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

F. P., já qualificado nos autos, por meio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar suas CONTRARRAZÕES AOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO opostos pela Ré Ford Slaviero, nos termos do artigo 1.023 do CPC/2015, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

PREÂMBULO

Os presentes Embargos de Declaração foram interpostos pela Ré Ford Slaviero sob o argumento de que haveria omissão na decisão saneadora, especialmente no que tange à alegação de decadência do direito do Autor. Contudo, conforme será demonstrado, os argumentos apresentados pela embargante não se sustentam, pois não há qualquer vício na decisão que justifique a sua modificação.

DOS FATOS

Trata-se de Ação de Rescisão de Contrato cumulada com Reparação de Danos Morais e Materiais, movida por F. P. em face das Rés Ford Slaviero e Ford Company Brasil, em razão de vícios no veículo adquirido pelo Autor.

Na decisão saneadora, o Magistrado determinou que, nesta fase processual, não seriam discutidos valores, mas apenas a existência de vício no produto e os danos morais e materiais decorrentes. Não obstante, a Ré Ford Slaviero opôs Embargos de Declaração, alegando que o direito do Autor estaria fulminado pela decadência, com base no prazo de 90 dias previsto no CDC, art. 26.

Ocorre que a decisão saneadora não apresenta qualquer omissão, contradição ou obscuridade, sendo os Embargos de Declaração manifestamente improcedentes.

DO DIREITO

Os Embargos de Declaração têm cabimento restrito às hipóteses previstas no CPC/2015, art. 1.022, quais sejam: omissão, obscuridade, contradição ou erro material na decisão judicial.

No caso em tela, não há qualquer omissão na decisão saneadora, uma vez que o Magistrado foi claro ao estabelecer que, nesta fase processual, a discussão se limita à existência de vício no produto e aos danos morais e materiais, não sendo o momento oportuno para análise de valores ou eventual decadência.

"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Processo nº: __________

Autor: F. P.

Réus: Ford Slaviero e Ford Company Brasil

Voto do Magistrado

Nos termos do artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, passo a proferir o voto, analisando a questão à luz dos fatos e fundamentos jurídicos apresentados.

Dos Fatos

Conforme consta nos autos, trata-se de Ação de Rescisão de Contrato cumulada com Reparação de Danos Morais e Materiais, ajuizada pelo autor, F. P., em face das rés Ford Slaviero e Ford Company Brasil. O autor alega vícios no veículo adquirido, os quais ensejaram prejuízos de ordem material e moral.

Na decisão saneadora, foi determinado que a discussão nesta fase processual se limitasse à análise da existência de vício no produto e às repercussões de ordem moral e material. Contudo, a ré Ford Slaviero interpôs Embargos de Declaração, alegando que o direito do autor estaria fulminado pela decadência, com base no artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os embargos apresentados pela ré sustentam que a decisão saneadora foi omissa ao não reconhecer a decadência do direito do autor, argumentando que o prazo decadencial de 90 dias seria aplicável ao caso.

Do Direito

Os Embargos de Declaração possuem cabimento restrito às hipóteses previstas no artigo 1.022 do Código de Processo Civil (CPC/2015), sendo estas: omissão, obscuridade, contradição ou erro material na decisão judicial.

Após análise dos autos, verifico que a decisão saneadora foi devidamente fundamentada, não havendo qualquer omissão, obscuridade ou contradição. A decisão explicitou que, nesta fase processual, não seria discutida a decadência do direito do autor, mas sim a existência de vício no veículo e os danos decorrentes.

Além disso, cumpre esclarecer que o prazo decadencial previsto no artigo 26 do CDC aplica-se exclusivamente a vícios aparentes ou de fácil constatação, o que não é o caso dos autos, onde os vícios do veículo se manifestaram de forma progressiva, inviabilizando a aplicação do referido prazo.

Destaco ainda que os Embargos de Declaração não são instrumento hábil para rediscutir o mérito da decisão, mas apenas para sanar eventuais vícios internos, o que não se verifica nesta hipótese.

Jurisprudências

A jurisprudência é pacífica no sentido de que os Embargos de Declaração não se destinam à reanálise do mérito da decisão. Destaco os seguintes precedentes:

  • TJSP (31ª Câmara de Direito Privado) - Embargos de Declaração Cível Acórdão/TJSP: \"A contradição é a incongruência interna, ou seja, em elemento ou entre elementos da decisão. Se não demonstrada, devem ser rejeitados os embargos de declaração.\"
  • TJSP (15ª Câmara de Direito Privado) - Embargos de Declaração Cível Acórdão/TJSP: \"Embargos foram utilizados com intuito de rediscutir o mérito da decisão, o que não é permitido no âmbito deste recurso.\"
  • TJSP (6ª Turma Recursal Cível) - Embargos de Declaração Cível Acórdão/TJSP: \"A contradição apta a justificar o acolhimento dos Embargos de Declaração é a que ocorre entre proposições inconciliáveis dentro do próprio julgado, e não entre o julgado e teses ou interpretações externas da parte.\"

Conclusão

Por todo o exposto, entendo que os Embargos de Declaração interpostos pela ré Ford Slaviero são manifestamente improcedentes, uma vez que não há qualquer vício na decisão saneadora que justifique sua modificação.

Dispositivo

Assim, voto pelo não acolhimento dos Embargos de Declaração, mantendo-se a decisão saneadora em sua integralidade. Condeno a parte embargante ao pagamento de honorários advocatícios, nos termos do artigo 85, §1º, do CPC/2015, em razão do caráter manifestamente protelatório dos embargos.

[Local], [Data]

______________________________

Magistrado


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração: Rejeição de Embargos Protelatórios e Aplicação de Multa

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração: Rejeição de Embargos Protelatórios e Aplicação de Multa

Publicado em: 07/11/2023 CivelProcesso CivilConsumidor

Contrarrazões apresentadas pelo embargado em face dos embargos de declaração interpostos pelo embargante, com fundamento no art. 1.023 do CPC/2015, defendendo a inexistência de omissões, obscuridades ou contradições na sentença atacada. Requer a rejeição dos embargos e a aplicação de multa conforme art. 1.026, §2º, do CPC, em caso de embargos manifestamente protelatórios, além da condenação do embargante ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios. Inclui citação de jurisprudências relevantes que sustentam a argumentação.

Acessar

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração em Ação de Complementação de Indenização Securitária

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração em Ação de Complementação de Indenização Securitária

Publicado em: 26/11/2024 CivelProcesso CivilConsumidor

Contrarrazões apresentadas pela Requerente, M. G. F., em face dos embargos de declaração opostos pela Requerida, Allianz Seguros S/A, no contexto de uma ação de complementação de indenização securitária cumulada com danos morais e materiais. O documento argumenta pela ausência de vícios na decisão embargada, reafirma a legitimidade ativa da Requerente com base na jurisprudência e nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção à família, e requer a rejeição dos embargos, com aplicação de multa por caráter protelatório.

Acessar

Modelo de Contrarrazões dos Embargos de Declaração nos Embargos de Terceiros em Processo Trabalhista

Modelo de Contrarrazões dos Embargos de Declaração nos Embargos de Terceiros em Processo Trabalhista

Publicado em: 14/10/2024 CivelProcesso CivilConsumidor

Modelo de peça processual contendo as contrarrazões aos embargos de declaração interpostos nos embargos de terceiros em um processo trabalhista. O documento aborda fundamentação legal, constitucional e argumentação jurídica para contestar os embargos de declaração, bem como apresenta os princípios aplicáveis ao instituto jurídico e legislação correlata.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.