Modelo de Contrarrazões de Apelação em Ação de Sucumbência Recíproca
Publicado em: 21/11/2024 Processo CivilCONTRARRAZÕES DE APELAÇÃO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA [VARA COMPETENTE] DA COMARCA DE [CIDADE/UF]
Processo nº: [número do processo]
Apelante: [Nome do Apelante - ex.: A. J. dos S.]
Apelada: [Nome da Apelada - ex.: M. C. de O.]
[NOME COMPLETO DA PARTE, REPRESENTANDO SUA QUALIFICAÇÃO], (estado civil, profissão, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência), nos autos da Ação de [especificar ação], que move contra [NOME DO APELANTE], vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado que ao final subscreve, apresentar as presentes CONTRARRAZÕES À APELAÇÃO, pelos fundamentos fáticos e jurídicos a seguir expostos:
EGRÉGIO TRIBUNAL,
I - SÍNTESE DO PROCESSO
As presentes contrarrazões referem-se ao recurso de apelação interposto por [Nome do Apelante - ex.: A. J. dos S.] contra a r. sentença proferida por este juízo que julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados pela ora Apelada, deixando de contemplar alguns dos pleitos apresentados na petição inicial. O Apelante, inconformado com o julgamento que lhe foi parcialmente desfavorável, busca reformar a sentença, alegando argumentos que não merecem prosperar, conforme se demonstrará a seguir.
A sentença de primeira instância analisou detalhadamente as provas apresentadas pelas partes, bem como os fundamentos jurídicos que embasaram os pedidos formulados. No entanto, ao contrário do que sustenta o Apelante, o juízo a quo agiu de forma justa e equilibrada ao decidir pela parcial procedência dos pedidos, uma vez que ambas as partes possuíam razão em algumas de suas alegações, o que enseja a manutenção da decisão ora atacada.
A Apelada insurge-se em face da apelação do Apelante, visando manter a sentença nos moldes em que foi prolatada, bem como requerendo a fixação dos honorários advocatícios de sucumbência recíproca, nos termos do CPC/2015, art. 85, § 2º. Ressalta-se que o princípio da sucumbência recíproca é aplicável, uma vez que ambas as partes obtiveram êxito parcial em seus pleitos, devendo cada uma arcar proporcionalmente com os honorários advocatícios da outra.
II - DOS FUNDAMENTOS DE DIREITO
A r. sentença foi proferida de forma criteriosa, atendendo aos princípios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade (CF/88, art. 5º, LIV e LV). O juízo a quo reconheceu que as partes possuem parcial razão em seus pleitos, razão pela qual a fixação de honorários de sucumbência de forma recíproca se faz imperiosa. Tal entendimen"'>...