Modelo de Contrato de Arrendamento Rural com Tutela de Urgência e Fundamentação Jurídica
Publicado em: 08/06/2024 AgrarioCivelCONTRATO DE ARRENDAMENTO RURAL
Este contrato de arrendamento rural, precedido por tutela de urgência, é celebrado entre as partes abaixo identificadas e qualifica-se de acordo com os princípios do Código Civil Brasileiro (CCB/2002, arts. 421 a 480), considerando os princípios da liberdade contratual, função social do contrato e boa-fé objetiva, conforme disposto nos CCB/2002, arts. 421 e 422.
PREÂMBULO
Pelo presente instrumento particular, de um lado, P. M. dos S., doravante denominado ARRENDADOR, proprietário do imóvel rural objeto deste contrato, e de outro lado, J. A. de S., doravante denominado ARRENDATÁRIO, têm entre si ajustado o presente contrato de arrendamento rural.
OBJETO DO CONTRATO
O presente contrato tem por objeto o arrendamento de um imóvel rural de propriedade do ARRENDADOR, localizado em Erechim/RS, destinado à produção agrícola. Conforme ajuste firmado entre as partes na data de 10/10/2019, o ARRENDATÁRIO se comprometeu a pagar anualmente o valor equivalente a 1.000 (mil) sacas de soja, a serem depositadas até o dia 10 de maio de cada ano na empresa Silos Gerais Ltda., situada na cidade de Erechim/RS.
DIREITOS E OBRIGAÇÕES DAS PARTES
I. Obrigações do Arrendador
- Garantir ao ARRENDATÁRIO o pleno uso e gozo do imóvel arrendado durante o prazo de vigência deste contrato, conforme CCB/2002, art. 1.197.
- Responder por eventuais vícios ou defeitos ocultos no imóvel que impeçam ou dificultem a sua utilização adequada.
II. Obrigações do Arrendatário
- Efetuar o pagamento das prestações anuais, equivalentes a 1.000 (mil) sacas de soja, no prazo estipulado.
- Respeitar as cláusulas contratuais, bem como zelar pela conservação da área arrendada, conforme previsto no CCB/2002, art. 1.196.
CLÁUSULAS GERAIS
O contrato segue os princípios da liberdade contratual (CCB/2002, art. 421), função social do contrato (CCB/2002, art. 421) e boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422). As partes firmam este contrato com base na confiança mútua e comprometem-se a cumprir suas obrigações com transparência, lealdade e cooperação.
RESCISÃO
Em caso de descumprimento por qualquer das partes, o contrato poderá ser rescindido judicialmente, sem prejuízo
"'>...