Modelo de Defesa Prévia Contra Infração Administrativa por Infrequência Escolar com Fundamentação Legal e Pedidos de Arquivamento e Garantia de Defesa
Publicado em: 11/03/2025 AdministrativoConsumidor Menor MenorDEFESA PRÉVIA
INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA POR INFREQUÊNCIA ESCOLAR
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DIRETOR(A) DA ESCOLA MUNICIPAL [NOME DA ESCOLA]
Processo Administrativo nº: [inserir número do processo]
Interessado: [Nome do responsável legal, conforme qualificação abaixo]
Assunto: Defesa Prévia em face de notificação por infrequência escolar
PREÂMBULO
[Nome completo do responsável legal], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [inserir número], residente e domiciliado à [endereço completo], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Senhoria, apresentar DEFESA PRÉVIA em face da notificação recebida por suposta infração administrativa decorrente de infrequência escolar do(a) aluno(a) [nome do aluno], matrícula nº [inserir número], com fundamento nos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
A presente defesa decorre de notificação recebida pelo responsável legal do(a) aluno(a) [nome do aluno], estudante regularmente matriculado(a) na [nome da escola], referente à suposta infrequência escolar que configuraria infração administrativa.
Contudo, a alegação de infrequência escolar não reflete a realidade dos fatos. O(a) aluno(a) [nome do aluno] esteve ausente em algumas ocasiões por motivos justificáveis, como problemas de saúde, conforme comprovantes médicos anexados, ou outras circunstâncias excepcionais que serão detalhadas e comprovadas nesta defesa.
Importante ressaltar que o responsável legal sempre se manteve diligente no acompanhamento da vida escolar do(a) aluno(a), buscando garantir o cumprimento do direito à educação, conforme preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 205, estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Ademais, o art. 227 da CF/88 reforça a prioridade absoluta dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo o direito à educação.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seus artigos 4º, 6º e 55, também reforça o dever da família, da sociedade e do Estado em assegurar o acesso e a permanência da criança e do adolescente na escola. Contudo, o mesmo diploma leg"'>...