Modelo de Embargos de Declaração para Sanar Omissão em Decisão de Inventário com Testamento e Impugnação de Herdeiras Testamentárias
Publicado em: 12/02/2025 CivelProcesso Civil Familia SucessãoEMBARGOS DE DECLARAÇÃO
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família e Sucessões da Comarca de _____________.
Processo nº: _____________
Embargante: M. F. de S. L. e outra
Embargado: Inventário de A. J. dos S.
M. F. de S. L. e M. C. de S., devidamente qualificadas nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.022, opor os presentes EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, em face da decisão proferida nos autos do inventário, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
Trata-se de processo de inventário em que o cônjuge falecido, A. J. dos S., deixou testamento, no qual indicou as sobrinhas M. F. de S. L. e M. C. de S. como herdeiras de parte de sua legítima, considerando o regime de comunhão universal de bens.
Durante o trâmite do inventário, o inventariante apresentou documentos relativos ao ITCMD, beneficiando as testamentárias em apenas 25% dos bens deixados, o que gerou a apresentação de impugnação pelas herdeiras testamentárias, requerendo, ainda, a apresentação dos extratos bancários da data do falecimento do testador.
Contudo, a decisão proferida deferiu alvará para saque e pagamento de valores, sem manifestar-se sobre a impugnação apresentada e o pedido de apresentação dos extratos bancários. Tal omissão prejudica a análise completa da partilha e a correta aplicação do testamento.
DO DIREITO
Os embargos de declaração têm cabimento nos termos do CPC/2015, art. 1.022, sendo o instrumento processual adequado para sanar obscuridade, contradição, omissão ou erro material em decisão judicial.
No caso em tela, verifica-se a existência de omissão, uma vez que a decisão embargada não analisou o pedido de manifestação sobre a impugnação apresentada pelas herdeiras testamentárias, bem como o requerimento de apresentação dos extratos bancários da data do falecimento do testador. Tal análise é essencial para garantir a correta divisão da legítima e o cumprimento do testamento.
O princípio da ampla defesa e do contraditório, previstos na CF/88, art. 5º, LV, exige que todas as questões relevantes sejam devidamente apreciadas pelo juízo, sob pena de violação aos direitos das partes. Ademais, a omissão quanto à análise dos pedidos apresentados compromete a efetividade do processo e a justa solução do litígio.
D"'>...