Modelo de Exceção de Pré-Executividade: Nulidade de Bloqueio de Bens de Sócio Sem Instauração de Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica
Publicado em: 10/07/2024 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________
Processo nº ____________
EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE
SÓCIO EXECUTADO, Sr. A. J. dos S., brasileiro, casado, empresário, portador do CPF nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 917 e na jurisprudência consolidada, apresentar a presente EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE, nos autos da execução promovida por EXEQUENTE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº ____________, com sede na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
PREÂMBULO
A presente exceção de pré-executividade visa corrigir grave irregularidade processual, consistente no bloqueio de valores em conta bancária de titularidade do sócio da empresa executada, sem que tenha havido a prévia desconsideração da personalidade jurídica da pessoa jurídica executada, em flagrante violação aos princípios da ampla defesa e do contraditório, previstos no CF/88, art. 5º, LV.
DOS FATOS
Trata-se de execução de título extrajudicial promovida pela Exequente contra a pessoa jurídica EMPRESA EXECUTADA. Todavia, no curso da execução, foi realizado bloqueio de valores em conta bancária de titularidade do sócio Sr. A. J. dos S., sem que tenha havido o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, conforme previsto no CPC/2015, art. 133.
O bloqueio de valores pertencentes ao sócio, sem a devida instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, configura grave nulidade processual, pois viola o direito do sócio de ser previamente intimado para se defender, em observância ao devido processo legal.
DO DIREITO
A desconsideração da personalidade jurídica é medida excepcional que deve ser precedida de instauração do incidente previsto no CPC/2015, art. 133. Tal dispositivo exige que o sócio seja intimado para se manifestar e apresentar defesa antes de qualquer medida que afete seu patrimônio pessoal.
No caso em tela, não houve a instauração do inciden"'>...