Modelo de Mandado de Segurança com Pedido de Liminar contra Decisão Judicial de Penhora e Demora no Julgamento de Recurso Extraordinário
Publicado em: 19/03/2025 AdministrativoProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR
Impetrante: A. J. dos S.
Impetrados: Juíza de Direito da Vara de 1º Grau da Comarca de [localidade] e Colégio Recursal do Estado de [estado]
PREÂMBULO
A. J. dos S., brasileira, advogada, inscrita na OAB/XX sob o nº [número], portadora do CPF nº [número], residente e domiciliada na Rua [endereço completo], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento na CF/88, art. 5º, inciso LXIX e na Lei 12.016/2009, impetrar o presente MANDADO DE SEGURANÇA com pedido de liminar, em face de ato coator praticado pela Juíza de Direito da Vara de 1º Grau da Comarca de [localidade] e pelo Colégio Recursal do Estado de [estado], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
A impetrante ajuizou ação judicial em causa própria, pleiteando a dilatação de prazo em razão de doença grave, bem como alegando a incompetência absoluta do juízo de 1º grau. Contudo, todos os recursos interpostos foram negados, mesmo estando dentro do prazo legal.
Após a negativa de seu recurso pelo Colégio Recursal, a impetrante interpôs Recurso Extraordinário, o qual não foi reconhecido pelo referido órgão, sob a alegação de intempestividade, o que não corresponde à realidade, uma vez que o protocolo do recurso foi devidamente realizado e anexado aos autos.
Na sequência, a impetrante dirigiu-se diretamente ao Supremo Tribunal Federal, protocolando o Recurso Extraordinário. No entanto, até a presente data, não houve julgamento do recurso, configurando grave demora na prestação jurisdicional.
Em paralelo, a juíza de 1º grau determinou a atualização do débito e a realização de penhora via Bacenjud, alegando a ausência de resultado do Recurso Extraordinário, mesmo com a comunicação e o protocolo do recurso devidamente anexados aos autos.
Tal situação configura grave violação ao direito líquido e certo da impetrante, justificando a presente impetração.
DO DIREITO
O presente mandado de segurança encontra fundamento na CF/88, art. 5º, inciso LXIX, que assegura a proteção de direito líquido e certo contra ato ilegal ou abusivo de autoridade pública.
Nos termos da Lei 12.016/2009, art. 1º, o mandado de segurança é cabível para proteger direito líquido e certo, não a"'>...