Modelo de Mandado de Segurança com Pedido Liminar para Garantir Acesso ao SIMCAR e Emissão do CCIR Atualizado

Publicado em: 26/09/2024 Administrativo Direito Imobiliário Meio Ambiente
O presente documento trata de um Mandado de Segurança com pedido liminar, impetrado por proprietário de imóvel rural, visando garantir o acesso ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) para retificação de informações e emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) atualizado. A ação é fundamentada no art. 5º, inciso LXIX, da Constituição Federal de 1988, na Lei 12.016/2009 e na Lei 12.651/2012, e busca coibir atos ilegais e abusivos praticados pela autoridade coatora, que inviabilizam a regularização fundiária e a obtenção de financiamentos rurais. O pedido liminar requer urgência na garantia do direito líquido e certo do impetrante.

MANDADO DE SEGURANÇA

COM PEDIDO LIMINAR

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]

Impetrante: [Nome completo do impetrante], [estado civil], [profissão], inscrito(a) no CPF sob o nº [número], portador(a) do RG nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], com endereço eletrônico [e-mail].

Advogado: [Nome do advogado], inscrito na OAB sob o nº [número], com escritório profissional localizado na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].

Impetrado: [Nome da autoridade coatora], com endereço na [endereço completo].

PREÂMBULO

[Nome do impetrante], qualificado acima, por meio de seu advogado, com fundamento na Constituição Federal de 1988, art. 5º, inciso LXIX, e na Lei 12.016/2009, art. 1º, vem à presença de Vossa Excelência impetrar o presente MANDADO DE SEGURANÇA, com pedido liminar, em face de ato ilegal praticado pela autoridade coatora [nome da autoridade], pelos motivos de fato e de direito que passa a expor.

DOS FATOS

O impetrante é proprietário do imóvel rural denominado [nome do imóvel], localizado no município de [cidade/estado], devidamente registrado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). No entanto, ao tentar realizar a atualização e emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), constatou inconsistências nas informações declaradas no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR).

Apesar de reiteradas tentativas de retificação das informações junto ao sistema, a autoridade coatora tem se recusado a permitir o acesso necessário para a correção dos dados, inviabilizando a emissão do CCIR atualizado, documento indispensável para a regularização fundiária e para a obtenção de financiamentos rurais.

Tal omissão configura ato ilegal e abusivo, violando o direito líquido e certo do impetrante de acessar o sistema para retificação das informações e emissão do CCIR, conforme garantido pela legislação vigente.

DO DIREITO

O direito líquido e certo do impetrante encontra amparo na Constituição Federal de 1988, art. 5º, inciso XXXIV, alínea "a", que assegura a todos o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder.

Ademais, a Lei 12.651/2012, art. 29, § 3º, estabelece que o Cadastro Ambiental R"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares
Segue abaixo o código HTML para a simulação de voto do magistrado, considerando os elementos do documento jurídico fornecido:

Simulação de Voto

RELATÓRIO

Trata-se de Mandado de Segurança impetrado por [Nome completo do Impetrante], em face de ato omissivo da autoridade coatora, [Nome da Autoridade], que, segundo o impetrante, recusou-se a permitir o acesso ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) para retificação de informações necessárias à emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

O impetrante sustenta que tal negativa inviabiliza a regularização fundiária de seu imóvel e a obtenção de financiamentos rurais, configurando ato ilegal e abusivo.

Alega que o direito líquido e certo encontra amparo nos artigos 5º, inciso XXXIV, alínea "a", e 37, caput, da Constituição Federal de 1988, bem como na Lei nº 12.651/2012, art. 29, §3º.

Foi pleiteada medida liminar para que fosse garantido o acesso ao sistema e, no mérito, a concessão definitiva da segurança, com a confirmação da liminar e demais pedidos.

VOTO

Análise Hermenêutica dos Fatos e do Direito

Após detalhada análise dos autos, verifico que o direito líquido e certo alegado pelo impetrante é amparado pelo arcabouço jurídico vigente.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, inciso XXXIV, alínea "a", assegura o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade e abuso de poder. Ainda, o artigo 37, caput, da Constituição, determina que a Administração Pública deve obedecer aos princípios da legalidade, moralidade e eficiência.

No caso em tela, a negativa da autoridade coatora em permitir o acesso ao SIMCAR para retificação das informações declaradas evidencia afronta ao princípio da eficiência administrativa, pois inviabiliza o cumprimento do disposto no artigo 29, §3º, da Lei nº 12.651/2012, que torna obrigatória a regularidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Além disso, a jurisprudência pátria tem reconhecido que o mandado de segurança é instrumento constitucional adequado para combater atos ilegais e abusivos que afetem direitos líquidos e certos, conforme demonstrado nas decisões colacionadas nos autos.

Conclusão

Ante o exposto, com fundamento no artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, voto pelo conhecimento do mandado de segurança, uma vez que estão presentes os requisitos de admissibilidade, e pela sua procedência para confirmar a medida liminar e determinar que a autoridade coatora permita o acesso do impetrante ao SIMCAR para retificação das informações registradas e emissão do CCIR atualizado.

Por fim, condeno a autoridade coatora ao pagamento das custas processuais, com isenção de honorários advocatícios, conforme o disposto na Súmula 512 do Supremo Tribunal Federal.

DISPOSITIVO

Diante do exposto, julgo procedente o pedido e concedo a segurança para assegurar o direito do impetrante de acessar o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) e proceder à retificação das informações necessárias à emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), confirmando a liminar anteriormente deferida.

Intime-se a autoridade coatora para cumprimento imediato da decisão e expeça-se o necessário.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

[Local], [Data].

____________________________
[Nome do Magistrado]
Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Mandado de Segurança com Pedido Liminar para Emissão de Certidão Negativa de Débitos Municipais vis-à-vis Débito Indevido de IPTU em Patos/PB

Modelo de Mandado de Segurança com Pedido Liminar para Emissão de Certidão Negativa de Débitos Municipais vis-à-vis Débito Indevido de IPTU em Patos/PB

Publicado em: 09/04/2025 Administrativo Direito Imobiliário Meio Ambiente

Microempreendedor individual impetra Mandado de Segurança com pedido liminar contra ato ilegal do Secretário Municipal de Tributação de Patos/PB, que recusou a emissão de certidão negativa de débitos municipais devido à cobrança indevida de IPTU sobre imóvel que não pertence ao requerente. O documento fundamenta o direito líquido e certo à certidão, essencial para participação em licitação pública, com base na Constituição Federal, Lei 12.016/2009, e jurisprudências relevantes. A petição requer liminar para emissão da certidão e a declaração definitiva do direito do impetrante, além da responsabilização da autoridade coatora.

Acessar

Modelo de Apresentação de Razões de Agravo de Instrumento com Pedido de Tutela Antecipada Recursal para Manutenção de Mandado de Desocupação e Emissão de Posse

Modelo de Apresentação de Razões de Agravo de Instrumento com Pedido de Tutela Antecipada Recursal para Manutenção de Mandado de Desocupação e Emissão de Posse

Publicado em: 18/02/2024 Administrativo Direito Imobiliário Meio Ambiente

O documento apresenta as razões de agravo de instrumento, com fundamento no CPC/2015, art. 1.015, requerendo a manutenção da decisão que determinou o mandado de desocupação voluntária e coercitiva de imóvel em favor da parte exequente, bem como a emissão de posse. São abordados os fatos, fundamentos jurídicos relativos ao direito de propriedade (CCB/2002, art. 1.228) e à tutela jurisdicional eficaz (CPC/2015, art. 536 e art. 300), além de jurisprudências que reforçam a legalidade da decisão agravada. O pedido também inclui a concessão de tutela antecipada recursal, manutenção integral da decisão e condenação da parte agravada ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Acessar

Modelo de Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência para Emissão de Diploma e Colação de Grau em Face de Instituição de Ensino Superior

Modelo de Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência para Emissão de Diploma e Colação de Grau em Face de Instituição de Ensino Superior

Publicado em: 14/08/2024 Administrativo Direito Imobiliário Meio Ambiente

Propositura de Ação de Obrigação de Fazer, com pedido de tutela de urgência, movida por ex-aluno contra instituição de ensino superior, objetivando a realização de colação de grau e a emissão do diploma de conclusão de curso de Direito. A ação fundamenta-se em violações ao Código Civil, à Constituição Federal e ao Código de Defesa do Consumidor, em razão de condutas abusivas e desorganização administrativa da Requerida, que indevidamente condicionou a emissão do diploma à realização de novos pagamentos. Requer-se, ainda, indenização por danos morais pelo prejuízo causado ao Requerente, que permanece impossibilitado de exercer sua profissão.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.