Modelo de Mandado de Segurança contra ato do pregoeiro que impede impetrante de protocolar envelopes de propostas antes do tempo limite
Publicado em: 16/01/2024 AdministrativoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ____ª VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE [UF],
[Nome da impetrante], [qualificação], vem, por meio de seus advogados, abaixo assinados, com fundamento no art. 5º, inciso LXIX, da Constituição Federal, e na Lei 12.016/2009, impetrar
MANDADO DE SEGURANÇA
contra ato ato do(a) [nome do pregoeiro], [qualificação], pregoeiro(a) da [nome da administração pública], que impediu a impetrante de protocolar envelopes de propostas para participação em licitação pública para contratação de [objeto da licitação], nos termos da Lei 8.666/1993.
DOS FATOS
A impetrante é uma empresa especializada em [área de atuação]. Em [data], a impetrante foi notificada da realização de um pregão eletrônico para contratação de [objeto da licitação] pela [nome da administração pública].
De acordo com o edital do pregão, os envelopes de propostas deveriam ser protocolados até às [horário] do dia [data]. No entanto, no dia [data], a impetrante foi informada pelo pregoeiro(a) de que não seria possível protocolar os envelopes antes do horário limite, pois o sistema de protocolo eletrônico estava indisponível.
DO DIREITO
O direito líquido e certo a ser protegido é o direito de participação em licitações públicas, previsto na CF/88, art. 37, inciso XXI.
A Lei 8.666/1993, que regulamenta as licitações públicas, também prevê o direito de participação em licitações, nos arts. 3º e 4º.
O ato do pregoeiro(a) foi ilegal e abusivo, pois viola o direito de participação em licitações públicas, previsto na Constituição Federal e na Lei 8.666/1993.
O direito de participação em licitações públicas é fundamental para a garantia da isonomia e da competitividade nas contrataç&ot"'>...