Modelo de Manifestação em Ação de Exigir Contas com Concordância à Nomeação de Perita Judicial e Indicação de Assistente Técnico
Publicado em: 01/04/2025 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________
Processo nº 5001797-13.2019.8.21.0029/RS
MANIFESTAÇÃO
J. D. M. M., já qualificado nos autos da AÇÃO DE EXIGIR CONTAS em epígrafe, que move em face de F. L. A. E S., vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, apresentar a presente MANIFESTAÇÃO, nos termos que seguem:
DOS FATOS
Trata-se de ação de exigir contas em que foi nomeada a perita D. R. W., conforme despacho de Vossa Excelência datado de 21 de março de 2025. A perita foi designada para realizar os cálculos necessários ao deslinde da presente demanda, com honorários fixados nos termos do Ato nº 066/2024-P, sendo o pagamento custeado pelo Tribunal de Justiça, haja vista a condição de beneficiária da gratuidade da justiça da ré.
O despacho determinou ainda a intimação da perita para aceitar o encargo no prazo de 15 (quinze) dias, bem como a intimação das partes para ciência e manifestação sobre a nomeação, além de outras providências subsequentes.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 465, § 1º, cabe às partes manifestarem-se sobre a nomeação de perito, podendo indicar assistentes técnicos e apresentar quesitos. O autor, em respeito ao princípio do contraditório e da ampla defesa (CF/88, art. 5º, LV), concorda com a nomeação da perita judicial D. R. W., entendendo que sua atuação será essencial para a elucidação dos cálculos necessários à solução da lide.
Ademais, o autor informa que indicará como perita assistente a Sra. J. F., profissional habilitada e de reconhecida competência técnica, que acompanhará os trabalhos periciais e contribuirá para a análise dos elementos apresentados.
Ressalta-se que a nomeação de assistente técnico é prerrogativa das partes, conforme disposto no CPC/2015, art. 466, caput, sendo medida que visa garantir a paridade de armas e a transparência no processo.
JURISPRUDÊNCIAS
Em reforço à concordância com a nomeação da perita judicial e à indicação de assistente técnico, colacionam-se os seguintes precedentes:
[APELAÇÃO - AÇÃO DE EXIGIR CONTAS - MANDATO - SEGUNDA FASE]
Ação julgada procedente - Inconformismo da autora - Aduz a nulidade do laudo pericial apresentado - Alegação de que a perícia conduzida se pautou, tão somente, em documento sem força probante, observada a sua condição de mera cópia, não se tratando de documento original - Defende a carência probatória dos elementos colacionados aos autos - Descabimento - La"'>...Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: