Modelo de Pedido de Abertura de Inventário Cumulativo Extrajudicial com Base no CPC/2015 e Lei 11.441/2007
Publicado em: 19/06/2024 SucessãoPETIÇÃO DE ABERTURA DE INVENTÁRIO CUMULATIVO EXTRAJUDICIAL
ILUSTRÍSSIMO SENHOR TABELIÃO DO CARTÓRIO DE NOTAS DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
REQUERENTES: [Nome completo de cada requerente, estado civil, profissão, CPF, endereço eletrônico, endereço residencial].
FALECIDOS: [Nome completo dos falecidos, data de falecimento, última residência e local do óbito].
PREÂMBULO
Os requerentes, devidamente qualificados acima, vêm respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer a abertura de inventário cumulativo extrajudicial, com fundamento no CPC/2015, art. 610 e seguintes, bem como na Lei 11.441/2007, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
Os falecidos, [nome completo do primeiro falecido] e [nome completo do segundo falecido], eram casados sob o regime de [regime de bens] e faleceram, respectivamente, em [data do falecimento do primeiro] e [data do falecimento do segundo]. Ambos deixaram bens a inventariar, sendo os herdeiros comuns e concordes quanto à partilha dos bens.
Os bens deixados pelos falecidos consistem em [descrever os bens, como imóveis, veículos, contas bancárias, etc.], todos localizados no território nacional.
Os herdeiros são plenamente capazes e estão de acordo com a realização do inventário e partilha por meio de escritura pública, conforme autoriza a legislação vigente.
DO DIREITO
A Lei 11.441/2007 alterou o CPC/1973, permitindo a realização de inventário e partilha por escritura pública, desde que todos os herdeiros sejam capazes e concordes. Tal disposição foi mantida no CPC/2015, art. 610, caput e §1º, que estabelece que o inventário extrajudicial é possível quando não houver litígio entre os herdeiros.
Ademais, o CPC/2015, art. 672, autoriza a cumulação de inventários, desde que os bens a serem partilhados sejam os mesmos. No presente caso, os bens deixados pelos falecidos são os mesmos, o que torna viável a cumulação dos inventários em uma única escritura pública.
Os princípios da celeridade e da economia processual também reforçam a possibilidade de realização do inventário cumulativo extrajudicial"'>...