Modelo de Pedido de Adjudicação de Direitos Hereditários do Devedor de Alimentos para Satisfação de Crédito Alimentar
Publicado em: 25/04/2024 Familia SucessãoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE __________
Processo nº: __________
PREÂMBULO
REQUERENTE: E. S.
REQUERIDO: C. E. da S.
ASSUNTO: Adjudicação de Direitos Hereditários do Devedor de Alimentos
DA QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
A Requerente, E. S., brasileira, estado civil __________, profissão __________, portadora do CPF nº __________, residente e domiciliada na __________, endereço eletrônico __________, vem, por meio de seu advogado, com endereço profissional na __________, endereço eletrônico __________, propor a presente ação em face de C. E. da S., brasileiro, estado civil __________, profissão __________, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na __________, endereço eletrônico __________.
DOS FATOS
A Requerente é credora de obrigação alimentar devida pelo Requerido, conforme decisão judicial transitada em julgado no processo nº __________. O Requerido, entretanto, encontra-se inadimplente com o pagamento das prestações alimentícias desde __________, acumulando um débito no valor de R$ __________.
O Requerido é herdeiro de direitos hereditários oriundos do espólio de seu genitor, falecido em __________, conforme inventário em trâmite no processo nº __________. Tais direitos hereditários, conforme apurado, consistem em __________ (descrever os bens ou direitos, se possível).
Diante da inadimplência do Requerido e da inexistência de outros bens passíveis de penhora, a Requerente busca a adjudicação dos direitos hereditários do Requerido, com fundamento no CPC/2015, art. 835, XIII, e no princípio da saisine, previsto no CCB/2002, art. 1.784.
DO DIREITO
A legislação brasileira prevê que todos os bens do devedor respondem pelas suas obrigações, conforme o CPC/2015, art. 789. No caso em tela, os direitos hereditários do Requerido são passíveis de constrição judicial, nos termos do CPC/2015, art. 835, XIII, e do CCB/2002, art. 80, II.
O princípio da saisine, consagrado no CCB/2002, art. 1.784, determina que a herança é transmitida automaticamente aos herdeiros no momento do falecimento do autor da herança. Assim, os direitos hereditários do Requerido já integram seu patrimônio, sendo plenamente adjudicáveis para satisfação do crédito alimentar da Requerente.
Ademais, a obrigação alim"'>...