Modelo de Pedido de Curatela Provisória com Tutela de Urgência para Interdição de Pessoa com Incapacidade Decorrente de Doença Neurológica

Publicado em: 17/09/2024 Processo Civil Familia
Ação de curatela/interdição proposta por filho(a) em face de genitor(a) com incapacidade decorrente de doença neurológica grave. O documento fundamenta o pedido com base nos artigos 747 e seguintes do CPC/2015 e nos artigos 1.767 e 1.775 do Código Civil, requerendo tutela de urgência cautelar para nomeação provisória do requerente como curador(a). Inclui apresentação de fatos, laudos médicos, jurisprudência e pedidos de perícia e instrução probatória.

AÇÃO DE CURATELA/INTERDIÇÃO

COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA CAUTELAR

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de __________

Nome do Requerente: A. J. dos S., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________.

Nome do Requerido: M. F. de S. L., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________.

PREÂMBULO

O Requerente, na qualidade de filho(a) do Requerido(a), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por meio de seu advogado infra-assinado, com fundamento nos artigos 747 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC/2015), bem como nos artigos 1.767 e 1.775 do Código Civil (CC), propor a presente:

AÇÃO DE CURATELA/INTERDIÇÃO

Com pedido de TUTELA DE URGÊNCIA CAUTELAR, em face de M. F. de S. L., pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

DOS FATOS

O Requerido(a), atualmente com ___ anos de idade, é portador(a) de doenças neurológicas graves, conforme comprovam os laudos médicos anexados (documentos ___). Tais enfermidades, incluindo __________ (exemplo: Mal de Alzheimer ou outra doença incapacitante), têm comprometido severamente sua capacidade cognitiva e funcional, impossibilitando-o(a) de gerir sua vida e seus bens.

O Requerente, na qualidade de filho(a) e cuidador(a) direto(a), tem observado o agravamento do quadro clínico do(a) Requerido(a), que já não consegue realizar atos simples da vida civil, como administrar suas finanças, tomar decisões médicas ou zelar por sua própria segurança.

Diante da urgência e da necessidade de proteção imediata do(a) Requerido(a), o Requerente busca a nomeação como curador(a) provisório(a), até que se conclua o processo de interdição, com a devida instrução probatória.

DO DIREITO

A presente ação encontra fundamento nos artigos 747 e seguintes do CPC/2015, que regulam o procedimento de interdição, bem como nos artigos 1.767 e 1.775 do CC, que tratam da curatela e da ordem de preferência para sua nomeação.

Nos termos do CPC/2015, art. 749, é possível a nomeação liminar de curador provisório quando comprovada a incapacidade do interditando para o exercício de determinados atos patrimoniais ou pessoais, observando-se o melhor interesse do curatelado.

O CC, art. 1.767, I, dispõe que estão sujeitos à curatela aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprim"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

VOTO

Trata-se de Ação de Curatela/Interdição, com pedido de tutela de urgência cautelar, proposta pelo Sr(a). A. J. dos S., em face do(a) Sr(a). M. F. de S. L., com fundamento nos artigos 747 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC/2015) e artigos 1.767 e 1.775 do Código Civil (CC).

DA ANÁLISE

Nos termos dos autos, a parte Requerente demonstra ser filho(a) e cuidador(a) direto(a) do(a) Requerido(a), que, segundo laudos médicos anexados (documentos ___), apresenta quadro de doenças neurológicas graves, incluindo __________ (exemplo: Mal de Alzheimer ou outra doença incapacitante), o que compromete sua capacidade cognitiva e funcional.

Verifica-se que a alegação de incapacidade permanente encontra respaldo nos documentos médicos acostados aos autos. Ademais, o pedido de tutela de urgência cautelar está devidamente fundamentado, evidenciado o perigo de dano à parte Requerida, que já não é capaz de gerir sua vida e bens, necessitando de proteção judicial imediata.

DA FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 93, IX, estabelece que todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas, sob pena de nulidade. Assim, passo a fundamentar o presente voto com base nos dispositivos legais aplicáveis.

Nos termos do CPC/2015, art. 749, é possível a nomeação liminar de curador provisório quando comprovada a incapacidade do interditando para a prática de atos patrimoniais ou pessoais. Da mesma forma, o CC, art. 1.767, I, dispõe que estão sujeitos à curatela aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade.

A legitimidade da parte Requerente para requerer a curatela é expressamente prevista no CC, art. 1.775, que estabelece a ordem de preferência para nomeação do curador, priorizando cônjuge, descendentes e outros familiares.

Os documentos apresentados, bem como a jurisprudência colacionada, reforçam a necessidade de intervenção judicial com a nomeação de curador provisório, para garantir o melhor interesse do(a) Requerido(a).

JURISPRUDÊNCIA

Conforme precedente do TJSP, “(...) nos termos do art. 749 do CPC, é possível a nomeação liminar de curador provisório, em se encontrando comprovada a incapacidade para o exercício de determinados atos patrimoniais, observado o melhor interesse do interditando.” (TJSP, 4ª Câmara de Direito Privado, Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, Rel. Des. Vitor Frederico Kümpel, J. em 27/10/2024).

De igual forma, o TJRJ afirma que: “A interdição visa a suprir a incapacidade total ou parcial de uma pessoa para exercer os atos da vida civil, com a finalidade de garantir-lhe a devida proteção.” (TJRJ, 12ª Câmara de Direito Privado, Apelação Acórdão/TJRJ, Rel. Des. José Carlos Paes, J. em 12/02/2025).

CONCLUSÃO

Diante do exposto, com fundamento nos artigos 747 e seguintes do CPC/2015, artigos 1.767 e 1.775 do CC, e no art. 93, IX, da Constituição Federal, voto no sentido de:

  1. Conhecer o pedido formulado na presente ação;
  2. Conceder a tutela de urgência cautelar, nomeando o(a) Requerente, Sr(a). A. J. dos S., como curador(a) provisório(a) do(a) Requerido(a), Sr(a). M. F. de S. L., até o julgamento final da presente ação;
  3. Determinar a realização de perícia médica e estudo social, com visita domiciliar, para melhor instrução do feito;
  4. Fixar prazo para a apresentação de contestação pelo(a) Requerido(a), caso entenda necessário, em observância ao devido processo legal;
  5. No mérito, julgar procedente a ação, decretando a interdição do(a) Requerido(a) e confirmando a nomeação definitiva do(a) Requerente como curador(a).

DISPOSITIVO

Assim, voto pela procedência do pedido e pela concessão da tutela de urgência cautelar, conforme os termos acima expostos.

É como voto.

Local e data: __________.

______________________________

Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Contestação em Ação de Interdição com Impugnação à Curatela e Requerimento de Provas Pericial e Entrevista Pessoal do Interditando, à Luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência e do Código Civil

Modelo de Contestação em Ação de Interdição com Impugnação à Curatela e Requerimento de Provas Pericial e Entrevista Pessoal do Interditando, à Luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência e do Código Civil

Publicado em: 22/11/2024 Processo Civil Familia

Modelo de contestação apresentada pelo interditando em ação de interdição movida por familiar, na qual se impugna a alegação de incapacidade civil e a necessidade de curatela. O documento fundamenta a defesa com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência ( Lei 13.146/2015) e no Código Civil, destacando a excepcionalidade da interdição, a necessidade de prova pericial inequívoca e a obrigatoriedade de entrevista pessoal do interditando. São abordados ainda os critérios para nomeação de curador, a não obrigatoriedade de curatela compartilhada ou tomada de decisão apoiada de ofício. O modelo inclui pedidos de realização de audiência para entrevista do interditando, perícia médica oficial, improcedência da ação e, subsidiariamente, respeito à vontade do interditando quanto à escolha do curador e limitação da curatela a atos patrimoniais, além de requerimento para produção de todas as provas admitidas.

Acessar

Modelo de Petição Inicial de Ação de Interdição com Pedido Liminar de Curatela Provisória para Pessoa com Doença de Alzheimer, Requerida por Irmão e Fundamentada no CCB/2002 e CPC/2015

Modelo de Petição Inicial de Ação de Interdição com Pedido Liminar de Curatela Provisória para Pessoa com Doença de Alzheimer, Requerida por Irmão e Fundamentada no CCB/2002 e CPC/2015

Publicado em: 24/04/2025 Processo Civil Familia

Modelo de petição inicial para ação de interdição com pedido liminar de curatela provisória, proposta por irmão em face de pessoa diagnosticada com doença de Alzheimer, evidenciando a incapacidade civil do interditando, fundamentada nos artigos do Código Civil e do Código de Processo Civil, com destaque para a urgência na proteção dos interesses do interditando, inclusão dos principais fundamentos legais, princípios constitucionais aplicáveis, e pedido de nomeação de curador provisório para administração dos bens e cuidados pessoais.

Acessar

Modelo de Petição inicial de interdição e pedido de curatela por maus-tratos contra idosa com demência, fundamentada no Código Civil, CPC e Estatuto do Idoso, com tutela de urgência e produção de provas

Modelo de Petição inicial de interdição e pedido de curatela por maus-tratos contra idosa com demência, fundamentada no Código Civil, CPC e Estatuto do Idoso, com tutela de urgência e produção de provas

Publicado em: 29/04/2025 Processo Civil Familia

Petição inicial ajuizada por filha requerendo a interdição da mãe idosa vítima de maus-tratos, com nomeação de curatela provisória e definitiva para proteção da integridade física, psíquica e patrimonial, fundamentada no Código Civil, no CPC e no Estatuto do Idoso, incluindo pedido de tutela de urgência, produção de laudos médicos, perícia social e responsabilização dos agressores.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.