Modelo de Pedido de Curatela Provisória com Tutela de Urgência para Interdição de Pessoa com Incapacidade Decorrente de Doença Neurológica
Publicado em: 17/09/2024 Processo Civil FamiliaAÇÃO DE CURATELA/INTERDIÇÃO
COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA CAUTELAR
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de __________
Nome do Requerente: A. J. dos S., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________.
Nome do Requerido: M. F. de S. L., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________.
PREÂMBULO
O Requerente, na qualidade de filho(a) do Requerido(a), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por meio de seu advogado infra-assinado, com fundamento nos artigos 747 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC/2015), bem como nos artigos 1.767 e 1.775 do Código Civil (CC), propor a presente:
AÇÃO DE CURATELA/INTERDIÇÃO
Com pedido de TUTELA DE URGÊNCIA CAUTELAR, em face de M. F. de S. L., pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerido(a), atualmente com ___ anos de idade, é portador(a) de doenças neurológicas graves, conforme comprovam os laudos médicos anexados (documentos ___). Tais enfermidades, incluindo __________ (exemplo: Mal de Alzheimer ou outra doença incapacitante), têm comprometido severamente sua capacidade cognitiva e funcional, impossibilitando-o(a) de gerir sua vida e seus bens.
O Requerente, na qualidade de filho(a) e cuidador(a) direto(a), tem observado o agravamento do quadro clínico do(a) Requerido(a), que já não consegue realizar atos simples da vida civil, como administrar suas finanças, tomar decisões médicas ou zelar por sua própria segurança.
Diante da urgência e da necessidade de proteção imediata do(a) Requerido(a), o Requerente busca a nomeação como curador(a) provisório(a), até que se conclua o processo de interdição, com a devida instrução probatória.
DO DIREITO
A presente ação encontra fundamento nos artigos 747 e seguintes do CPC/2015, que regulam o procedimento de interdição, bem como nos artigos 1.767 e 1.775 do CC, que tratam da curatela e da ordem de preferência para sua nomeação.
Nos termos do CPC/2015, art. 749, é possível a nomeação liminar de curador provisório quando comprovada a incapacidade do interditando para o exercício de determinados atos patrimoniais ou pessoais, observando-se o melhor interesse do curatelado.
O CC, art. 1.767, I, dispõe que estão sujeitos à curatela aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprim"'>...