Modelo de Pedido de Inclusão de Veículo em Espólio e Regularização da Posse Durante Inventário
Publicado em: 30/11/2024 CivelProcesso Civil Familia SucessãoPEÇA PROCESSUAL
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família e Sucessões da Comarca de __________.
Requerente: [Nome completo da viúva], brasileira, viúva, profissão, portadora do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________.
Requeridos: [Nome completo dos filhos], brasileiros, solteiros, profissão, portadores do CPF nº __________ e RG nº __________, residentes e domiciliados na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________.
DOS FATOS
O falecido, Sr. __________, deixou como parte de seu espólio um veículo automotor, marca __________, modelo __________, ano __________, placa __________, adquirido mediante financiamento, cujo saldo devedor ainda não foi integralmente quitado. O bem encontra-se em posse de um dos herdeiros, o Sr. __________, que o utiliza de forma exclusiva, sem anuência dos demais herdeiros.
Até o momento, não foi iniciado o processo de inventário, sendo necessário regularizar a situação do veículo, tanto em relação à sua posse quanto à sua inclusão no espólio, para que seja devidamente partilhado entre os herdeiros.
DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 1.784, a herança transmite-se aos herdeiros legítimos e testamentários no momento da abertura da sucessão, ou seja, com o falecimento do autor da herança. Assim, o veículo automotor integra o espólio e deve ser partilhado entre os herdeiros.
O uso exclusivo do bem por um dos herdeiros, sem o consentimento dos demais, configura violação ao princípio da igualdade na sucessão, previsto no CCB/2002, art. 1.829. Todos os herdeiros possuem direito igualitário sobre os bens do espólio, sendo necessário que qualquer utilização ou alienação seja precedida de consenso ou autorização judicial.
Ademais, o CCB/2002, art. 1.997, determina que as dívidas do falecido, incluindo o saldo devedor do financiamento do veículo, devem ser quitadas com os bens do espólio, antes de sua partilha. Portanto, é imprescindível que o veículo seja incluído no inventário para que sua situação financeira e jurídica seja regularizada.