Modelo de Pedido de Mandado de Constatação com Autorização de Arrombamento e Imissão na Posse em Ação de Locação por Inadimplência
Publicado em: 31/03/2025 CivelProcesso Civil Direito ImobiliárioEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___
Processo nº: [inserir número do processo]
Autora: [nome da Autora, qualificação completa, CPF/CNPJ, endereço eletrônico, domicílio e residência]
Réus: [nomes dos Réus, qualificação completa, CPF/CNPJ, endereço eletrônico, domicílio e residência]
MANDADO DE CONSTATAÇÃO, COM AUTORIZAÇÃO DE ARROMBAMENTO E IMISSÃO NA POSSE
Por meio de sua procuradora, com instrumento de mandato anexo, a Autora, já qualificada nos autos do processo em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer a expedição de MANDADO DE CONSTATAÇÃO, COM AUTORIZAÇÃO DE ARROMBAMENTO E IMISSÃO NA POSSE, com fulcro nos fundamentos fáticos e jurídicos a seguir expostos:
PREÂMBULO
A presente peça tem como objetivo a obtenção de ordem judicial para que seja expedido mandado de constatação, com autorização de arrombamento e imissão na posse, em razão da inadimplência dos Réus, que deram causa à rescisão contratual e se recusam a entregar as chaves do imóvel locado, mesmo após terem desocupado o bem.
DOS FATOS
Conforme consta nos autos, a Autora celebrou contrato de locação com os Réus, sendo que estes últimos deixaram de cumprir suas obrigações contratuais, notadamente o pagamento dos aluguéis, conforme previsto na cláusula 12, § 2º do contrato de locação (documento - fls. 12).
Em razão da inadimplência, foi decretada a revelia dos Réus às fls. 67. Posteriormente, em 21/03/2025, a Autora foi informada de que os Réus haviam desocupado o imóvel e que as chaves seriam entregues. Contudo, os Réus permaneceram inertes e, posteriormente, comunicaram que não entregariam as chaves por questões pessoais e particulares.
Tal conduta gerou prejuízos financeiros à Autora, que ainda não recebeu os valores devidos pelos Réus (planilha - fls. 71), além de frustrações, estresse e danos emocionais decorrentes da imprevisibilidade de conduta dos Réus.
DO DIREITO
Nos termos da CF/88, art. 5º, inciso XXII, é garantido o direito à propriedade, o que inclui o pleno uso, gozo e disposição do bem. Ademais, o CCB/2002, art. 1.228 assegura ao proprietário o direito de reivindicar a posse do imóvel contra quem injustamente o detenha.
A Lei 8.245/1991, art. 59, § 1º, IX, com redação dada pela Lei 12.112/2009, prevê a possibilidade de concessão liminar de despejo em caso de inadimplência, quando o contrato não possuir garantia. No presente caso, além d"'>...