Modelo de Petição de Juntada de Documento - Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) em Ação de Reconhecimento de Tempo de Serviço Especial
Publicado em: 08/04/2025 Processo CivilPETIÇÃO DE JUNTADA DE DOCUMENTO - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO (PPP)
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA 7ª VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE – TRF5
Processo nº: [inserir número do processo]
Autor: S. B. M.
Réu: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
PREÂMBULO
S. B. M., brasileiro, casado, técnico eletrotécnico, portador do CPF nº [inserir], residente e domiciliado à [inserir endereço completo], endereço eletrônico [inserir e-mail], já qualificado nos autos da ação previdenciária em epígrafe, por seu advogado infra-assinado (instrumento de mandato anexo), com escritório profissional situado à [inserir endereço profissional], endereço eletrônico [inserir e-mail profissional], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, em atenção ao despacho de fls., apresentar a presente:
JUNTADA DE DOCUMENTO
com fulcro no CPC/2015, art. 435, para fins de instrução probatória do feito, nos termos que passa a expor.
DOS FATOS
O Autor ajuizou a presente ação com o objetivo de obter o reconhecimento de tempo de serviço especial, com consequente concessão de aposentadoria especial, nos termos da Lei 8.213/1991, art. 57.
Conforme determinado por este juízo, foi concedido prazo de 10 (dez) dias para que o Autor juntasse aos autos o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) referente ao período de 1986 a 1998, sob pena de extinção do feito sem resolução do mérito.
Em cumprimento à referida determinação, o Autor ora apresenta o documento solicitado, conforme se verifica em anexo.
DO DIREITO
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é documento essencial para a comprovação da efetiva exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física, sendo requisito indispensável para a concessão da aposentadoria especial, conforme dispõe a Lei 8.213/1991, art. 58:
“A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.”
O documento ora juntado foi emitido pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN, onde o Autor exerceu suas atividades laborais no período de 01/04/1986 a 30/06/1986, na função de eletrotécnico, com exposição habitual e permanente a agentes nocivos como eletricidade, calor, poeira e substâncias químicas (Penetrox, Koperchaid, lubrificantes), conforme detalhado no formulário anexo.
Ressalte-se que o Autor atuava em ambientes abertos, subestações e linhas de transmissão, realizando manutenção preventiva e"'>...