Modelo de Embargos de Terceiro para Desconstituição de Penhora sobre Bem de Família com Fundamentação na Lei 8.009/90 e Código de Processo Civil
Publicado em: 07/06/2023 CivelProcesso CivilPETIÇÃO INICIAL
EMBARGOS DE TERCEIRO POR CONSTRIÇÃO DE BEM DE FAMÍLIA
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________.
EMBARGANTE: [Nome completo], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
EMBARGADO: [Nome completo], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
Valor da Causa: R$ [valor].
O Embargante, por intermédio de seu advogado, com fundamento nos arts. 674 e seguintes do CPC/2015, bem como na Lei 8.009/90, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor:
EMBARGOS DE TERCEIRO
Em face de [nome do Embargado], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Embargante é legítimo proprietário do imóvel situado na [endereço completo], conforme comprova a matrícula nº [número] do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de [localidade]. O referido imóvel é utilizado como residência familiar, sendo, portanto, caracterizado como bem de família, nos termos da Lei 8.009/90.
Ocorre que, em processo de execução movido pelo Embargado, foi determinada a penhora do referido imóvel, sob o argumento de que este poderia ser utilizado para a satisfação do crédito exequendo. Tal constrição, contudo, é manifestamente indevida, uma vez que o bem em questão é impenhorável por força de lei.
Diante disso, não restou alternativa ao Embargante senão ingressar com os presentes Embargos de Terceiro, a fim de proteger seu direito de propriedade e garantir a manutenção do bem de família.
DO DIREITO
A Lei 8.009/90, em seu art. 1º, estabelece que o imóvel residencial da entidade familiar é impenhorável, salvo nas hipóteses expressamente previstas em lei. Tal proteção tem como objetivo assegurar o direito fundamental à moradia, previsto no art. 6º da CF/88.
No caso em tela, o imóvel objeto da constrição judicial é o único bem de propriedade do Embargante e de sua família, utilizado exclusivamente para fins residenciais. Dess"'>...