Modelo de Petição Inicial de Ação de Guarda Unilateral com Regulamentação de Visitas fundamentada no Melhor Interesse do Menor
Publicado em: 08/08/2023 FamiliaPETIÇÃO INICIAL
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE __________
Nome do Requerente: A. J. dos S., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na __________, endereço eletrônico __________.
Nome do Requerido: M. F. de S. L., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado(a) na __________, endereço eletrônico __________.
PREÂMBULO
Com fundamento no CPC/2015, art. 319, o Requerente, por meio de seu advogado(a) que esta subscreve, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor a presente:
AÇÃO DE GUARDA UNILATERAL C/C REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
Em face de M. F. de S. L., pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente e o Requerido mantiveram uma relação conjugal da qual nasceu o(a) menor __________, atualmente com ___ anos de idade. Após a separação, o(a) menor permaneceu sob os cuidados do Requerente, que desde então exerce a guarda de fato.
O Requerente tem desempenhado todas as funções parentais, garantindo o bem-estar, a educação e a saúde do(a) menor. Contudo, o Requerido tem demonstrado desinteresse em exercer adequadamente suas responsabilidades parentais, limitando-se a visitas esporádicas e sem contribuir significativamente para o desenvolvimento do(a) menor.
Diante disso, o Requerente busca a formalização da guarda unilateral, com a devida regulamentação das visitas, em observância ao princípio do melhor interesse da criança.
DO DIREITO
A guarda unilateral encontra respaldo no CCB/2002, art. 1.583, §2º, que estabelece que será atribuída ao genitor que revele melhores condições para exercê-la, sempre considerando o melhor interesse da criança.
O princípio do melhor interesse da criança, consagrado na CF/88, art. 227, deve nortear a presente demanda, assegurando ao menor o direito à convivência familiar em ambiente saudável e seguro.
Ademais, o CPC/2015, art. 319, exige que a petição inicial contenha os fatos e fundamentos jurídicos do pedido, os quais estão devidamente apresentados nesta peça processual.
Conforme a doutrina de Maria Berenice Dias, "a guarda unilateral deve ser concedida ao genitor que melhor atenda às necessidades do menor, considerando não apenas aspectos materiais, mas também emocionais e psicológicos".
...