Modelo de Petição Inicial de Ação de Inventário com Pedido de Homologação de Testamento em Conformidade com o CPC/2015
Publicado em: 19/01/2024 CivelProcesso Civil SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE __________
Processo nº __________
PREÂMBULO
A. J. dos S., brasileira, solteira, advogada, inscrita no CPF sob o nº __________, portadora do RG nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 610, propor a presente:
AÇÃO DE INVENTÁRIO
em razão do falecimento de seu genitor, Sr. C. E. da S., brasileiro, casado, inscrito no CPF sob o nº __________, portador do RG nº __________, ocorrido em __________, conforme certidão de óbito anexa, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Sr. C. E. da S. faleceu em __________, deixando bens móveis, imóveis e direitos a serem partilhados entre os herdeiros, conforme relação anexa. O falecido era casado sob o regime de comunhão parcial de bens com a Sra. M. F. de S. L., que figura como meeira no presente inventário.
Além da meeira, o falecido deixou como herdeiros seus três filhos: A. J. dos S., M. F. da S. e J. P. da S., todos maiores e capazes. Não há litígio entre os herdeiros quanto à partilha dos bens, sendo todos concordes em relação à divisão patrimonial.
Ressalta-se que o falecido deixou testamento registrado em cartório, o qual será apresentado nos autos para análise e homologação judicial, conforme disposto no CPC/2015, art. 610, caput e §1º.
DO DIREITO
O inventário é o procedimento judicial ou extrajudicial destinado à apuração dos bens, direitos e obrigações deixados pelo falecido, com a posterior partilha entre os herdeiros e demais interessados, conforme disposto no CPC/2015, art. 610.
No presente caso, embora exista testamento, todos os herdeiros são capazes e concordes, o que permite a realização de inventário extrajudicial, conforme interpretação teleológica e sistemática do CPC/2015, art. 610, caput e §1º, corroborada pelo entendimento doutrinário e jurisprudencial.
A doutrina moderna enfatiza a necessidade de desjudicialização de procedimentos, privilegiando a autonomia da vontade e a celeridade na resolução de conflitos. Nesse sentido, o inventário extrajudicial, mesmo na presença de testamento, é plenamente admissível quando não há litígio entre os herdeiros, conforme preceitua o CCB/2002, art. 2.015 e CCB/2002, ar"'>...