Modelo de Petição Inicial de Ação Indenizatória de Restituição de Valores - Acidente de Trânsito
Publicado em: 07/11/2024 Civel TrânsitoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE TIGRINHOS/SC
AUTOR: J. P. G., brasileiro, solteiro, motorista, inscrito no CPF sob o nº [cpf], e-mail [email], residente e domiciliado à Rua X, nº Y, Bairro Z, Município de Tigrinhos, Santa Catarina, CEP 89875-000.
RÉU: V. V. H., brasileiro, casado, aposentado, inscrito no CPF sob o nº [cpf], e-mail [email], residente e domiciliado à Linha Trindade, Zona Rural, Município de Tigrinhos, Santa Catarina, CEP 89875-000.
DOS FATOS
Em 02 de novembro de 2024, por volta das 15h18min, na SC-492, nas proximidades da comunidade Rainha da Serra, Município de Tigrinhos/SC, ocorreu um acidente de trânsito envolvendo o veículo VW/GOL, conduzido pelo autor, e o veículo FORD/ESCORT, de propriedade do réu. Conforme boletim de ocorrência anexo (BO nº 1019207/2024-BOPM-02492.2024.0000098), o réu realizou manobra de entrada à esquerda, sem a devida cautela, ocasionando a colisão traseira com o veículo do autor.
O acidente resultou em danos materiais significativos no para-choque dianteiro e para-lama frontal esquerdo do veículo do autor, conforme descrito no boletim de ocorrência. Ressalta-se que o autor não sofreu lesões físicas, limitando-se o sinistro a danos materiais. A conduta imprudente do réu, ao não observar a aproximação do veículo do autor antes de realizar a manobra, foi a causa direta e exclusiva do acidente.
DO DIREITO
O direito à reparação pelos danos sofridos decorre da responsabilidade civil subjetiva, prevista no CCB/2002, art. 186, segundo a qual aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, causar dano a outrem, f"'>...