Modelo de Pedido de Distribuição por Dependência com Base na Conexão Entre Demandas e nos Termos do CPC/2015, Art. 286, I
Publicado em: 05/12/2023 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Distribuição por dependência
PREÂMBULO
Autor: A. J. dos S.
Réu: B. F. de S. L.
Processo principal: nº __________
DOS FATOS
O Autor ajuizou a presente ação em razão de controvérsia jurídica diretamente relacionada ao processo principal, registrado sob o número __________. A presente demanda possui conexão com a ação anteriormente distribuída, uma vez que ambas tratam de questões jurídicas que decorrem do mesmo fato gerador e envolvem as mesmas partes.
Ocorre que, para evitar decisões conflitantes e garantir a segurança jurídica, é imprescindível que a presente ação seja distribuída por dependência ao processo principal, nos termos do CPC/2015, art. 286, I. A conexão entre as demandas é evidente, pois ambas possuem identidade de objeto e causa de pedir, o que justifica a distribuição por dependência.
DO DIREITO
A distribuição por dependência encontra amparo no CPC/2015, art. 286, I, que estabelece que as ações conexas devem ser distribuídas ao mesmo juízo para evitar decisões conflitantes. Tal dispositivo visa assegurar a celeridade e a eficiência processual, bem como a uniformidade das decisões judiciais.
No caso em tela, a conexão entre as demandas é evidente, uma vez que ambas possuem a mesma causa de pedir e envolvem as mesmas partes. Além disso, o CPC/2015, art. 55, §1º, reforça que a conexão ocorre quando há identidade entre os pedidos ou causa de pedir, o que é plenamente aplicável à presente situação.
A doutrina também corrobora a necessidade de distribuição por dependência em casos de conexão. Segundo o renomado jurista Fredie Didier Jr., "a conexão visa evitar decisões contraditórias e promover a economia processual, sendo imprescindível que as ações conexas tramitem perante o mesmo juízo". Assim, a aplicação do instituto da conexão é medida que se impõe.
Ademais, o princípio da segurança jurídica, previsto na CF/88, art. 5º, XXXVI, reforça a necessidade de evitar decisões conflitantes, garantindo a estabilidade das relações jurídicas. A distribuição por dependência, nesse contexto"'>...