Modelo de Pedido de Revalidação de Diploma Médico Obtido no Exterior com Fundamentação Legal e Jurisprudencial
Publicado em: 08/08/2024 AdministrativoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) REITOR(A) DA UNIVERSIDADE [NOME DA UNIVERSIDADE]
Nome do Requerente: [Nome Completo do Requerente], brasileiro, casado, advogado e médico, portador do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
Nome do Advogado: [Nome Completo do Advogado], inscrito na OAB sob o nº [número], com escritório profissional localizado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
PREÂMBULO
O Requerente, por intermédio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 319 do CPC/2015, bem como no art. 11, §4º, da Resolução CNE 001/2022, requerer a REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA MÉDICO, expedido por universidade estrangeira, nos termos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente concluiu o curso de Medicina na Universidade [nome da universidade estrangeira], localizada em [país], tendo obtido o diploma de graduação em [data].
Com o objetivo de exercer a profissão de médico no Brasil, o Requerente necessita da revalidação de seu diploma, conforme exigido pela legislação brasileira, em especial a Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a Resolução CNE 001/2022.
O Requerente já providenciou toda a documentação necessária para o processo de revalidação, incluindo histórico acadêmico, ementas das disciplinas cursadas e cópia autenticada do diploma, devidamente traduzidos por tradutor juramentado.
DO DIREITO
A revalidação de diplomas estrangeiros é regulamentada pela Lei 9.394/1996, art. 48, §2º, que estabelece que diplomas de cursos superiores expedidos no exterior somente serão válidos no Brasil após a devida revalidação por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área.
Além disso, a Resolução CNE 001/2022, em seu art. 11, §4º, determina que as universidades públicas brasileiras devem proceder à análise da documentação acadêmica apresentada pelos requerentes, a fim de verificar a equivalência curricular e, se necessário, submeter o candidato a exames específicos.
O Requerente cumpre todos os requisitos legais e regulamentares para a revalidação de seu diploma, tendo apresentado a documentação exigida e demonstrado a equivalência curricular de sua formação acadêmica.
JURISPRUDÊNCIAS
...