Modelo de Ação Revisional de Contrato de Compra e Venda de Imóvel: Pedido de Revisão de Cláusulas Abusivas com Fundamentação no Código de Defesa do Consumidor
Publicado em: 05/03/2024 CivelAÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________.
Nome do Autor: A. J. dos S., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________.
Nome do Réu: Construtora XYZ Ltda., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº __________, com sede na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________.
Valor da Causa: R$ __________.
O Autor, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor a presente AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), no Código Civil Brasileiro (CCB/2002) e demais legislações aplicáveis, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Autor firmou com a Ré um contrato de compra e venda de um terreno urbano localizado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, em ___/___/_____. O bem foi adquirido com a finalidade de construção de imóvel residencial.
O contrato previa o pagamento parcelado do valor total do terreno, com cláusulas de atualização monetária pelo índice IGP-M e a incidência de juros compostos. No entanto, o Autor passou a enfrentar dificuldades financeiras em razão de onerosidade excessiva decorrente da aplicação de cláusulas abusivas, como a adoção do IGP-M, que apresenta variações superiores à inflação oficial medida pelo IPCA ou INPC, e a capitalização de juros em taxas superiores à média de mercado.
Diante disso, o Autor busca a revisão das cláusulas contratuais abusivas, a fim de adequar os encargos financeiros ao princípio do equilíbrio contratual e à boa-fé objetiva, conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor.
DO DIREITO
A presente ação encontra amparo no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), que estabelece a proteção ao consumidor como parte vulnerável na relação contratual. Nos termos do art. 6º, V, do CDC, é direito básico do consumidor a modificação de cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou onerosas.
A aplicação do índice IGP-M para atualização das parcelas contratuais, em vez de índices mais estáveis como o IPCA ou INPC, configura prática abusiva, pois onera excessivamente o consumidor, em afronta ao princípio do equilíbrio contratual"'>...